pesquise sobre o filo porífera e responda: a) Quem são? b) Como se alimentam, respiram e se locomovem? c) Como é a sua estrutura corporal? d) Qual sua importância ecológica? obs: A pesquisa tem que ser um pouco grande.
Soluções para a tarefa
a) São as esponjas, também chamados de espongiários.
b) Eles se alimentam de partículas em suspensão na água, que entram pelos poros junto com a água e caem no átrio. Os poríferos não apresentam um sistema respiratório, cujas trocas gasosas acontecem por meio de difusão (com a água). Poríferos são seres sésseis, então não se locomovem.
c) Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo.
d) Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (com cianobactérias) e aumentam a taxa metabólica das cianobactérias, presente na água. Com isso, as cianobactérias possuem mais facilidade para fotossintetizar o oxigênio e seu alimento.
A-São esponjas de vida marítima.Não possuem sistema nervoso ou tecidos verdadeiros.
B-Se alimentam por meio da filtração.O alimento entra em poros e sofrem fagocitose pelos coanócitos que realizarão digestão intracelular.Os amebócitos que estão próximo a eles também realizam digestão intracelular e distribui os nutrientes para as células.As trocas gasosas ocorrem por difusão Célula-à-célula.As esponjas são sésseis,ou seja,fixas ao substratos,logo,não se locomovem.
C_são composto por espongina,formada a partir dos espongioblastos, e espiculas de calcário,formada a partir dos escleroblastos.Ambos vão conferir a sustentação e rigidez ao porífero.Possuem células achatadas na parte externa chamados de pinacócitos.
D-vivem em colônia ou sozinhos.Em águas quentes e poucos profundas.Sempre fixos ao substrato.
Retirei essas informação dos seguintes livros:
BIOLOGIA INTEGRADA DO LUIZ EDUARDO CHEIDA
FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA MODERNA DO AMABIS E MARTHO
BIOLOGIA DO SERGIO LINHARES