Pesquise sobre duas celebrações e festas religiosas que fazem parte da tradição de uma sociedade. Analise e descreva, na sua opinião, um aspecto importante de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Ano Santo, segundo a tradição Judaico-Cristã, equipara-se ao Ano do Jubileu, ou seja, segundo a Bíblia, Levítico 25, esse ano os judeus consagravam ao Senhor e não trabalhavam a terra e viviam dos frutos que ela, espontaneamente, fornecia. Neste ano, também, todos os escravos eram libertos e toda terra voltava a posse do seu dono original.
A tradição contemporânea católica consiste em celebrações a cada 25 anos denominadas jubileu, que se iniciam em 24 de dezembro com a abertura pelo Papa da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma.
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1]), ou Corpus Domini e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).