pesquise sobre cinco tipos de polímeros e suas aplicações na indústria ou no nosso dia a dia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Polímeros naturais...
Polímeros sintéticos. ...
Polímeros de adição. ...
Polímeros de condensação. ...
Polímeros de rearranjo. ...
Polímeros biodegradáveis
Explicação:
Polímeros naturais
Os polímeros naturais são todos aqueles encontrados na natureza. Entre os principais exemplos estão a borracha, os polissacarídeos, o amido, o glicogênio e as proteínas.
Polímeros sintéticos
Os polímeros sintéticos ou artificiais são fabricados em laboratório e, em geral, possuem ingredientes derivados de petróleo. Os exemplos mais conhecidos dessa opção são: poliestireno, polimetacrilato de metila (acrílico), polipropileno, polietileno e policloreto de vinila (PVC).
A partir dessa classificação dos polímeros torna-se possível a fabricação de diversos produtos, como canos hidráulicos, sacolas plásticas, materiais de construção, pneus, embalagens plásticas, entre outros.
Polímeros de adição
Esse composto é obtido por meio da adição sucessiva de monômeros. Como exemplos desses polímeros temos os polissacarídeos, que são formados por monômeros de monossacarídeos, e as proteínas, que são produzidas por monômeros aminoácidos.
Polímeros de condensação
Os polímeros de condensação são obtidos pela adição de dois monômeros diferentes com a eliminação de uma molécula de ácido, álcool ou água, durante o processo de polimerização.
Polímeros de rearranjo
Os polímeros de rearranjo são resultantes da reação entre os monômeros que sofrem rearranjo e suas estruturas químicas ao longo da polimerização. Um exemplo disso é o poliuretano.
Polímeros biodegradáveis
Por fim, os polímeros biodegradáveis se degradam em biomassa, água e dióxido de carbono, como resultado da ação de enzimas ou organismos vivos. Em condições favoráveis, eles podem ser degradados em poucas semanas.
Assim como as opções anteriores, esses compostos podem ser sintéticos ou naturais. As propriedades dos polímeros biodegradáveis podem contar com as seguintes fontes:
Renováveis de origem vegetal, como celulose, milho e cana-de-açúcar;
Sintetizados por bactérias;
Fontes fósseis, como o petróleo,
Derivados de fonte animal, como proteínas, quitina e quitosana.
A aplicação desses compostos é feita na produção de sacolas, embalagens de alimentos, produtos de consumo e opções para a agricultura. Por causa do processo de biodegradação, esses polímeros ajudam a evitar o acúmulo de lixo e, consequentemente, a poluição.