História, perguntado por ticotecotiktok54, 9 meses atrás

pesquise sobre as características dos escravizados na Antiguidade e sobre a servidão no período Medieval. Escreva um texto coletivo sobre as distinções em relação ao escravismo antigo e á servidão medieval.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anafranciscaazevedo
25

Resposta:

A servidão é um estado de dependência de uma pessoa em relação à terra em que trabalha e ao seu senhor. Pode ser definida como a situação política das pessoas livres, a partir do século VII, nas sociedades feudais orientais. Posteriormente, a palavra passou a ser usada em todo o mundo para qualificar diversas formas de privação de amor.

Representação de um clérigo, um cavaleiro e um servo da Idade Média.

Trata-se de uma relação de sujeição dos membros de um grupo social aos de outro, envolvendo determinadas obrigações. Correspondia à condição dos escravos no feudalismo, especialmente no âmbito do sistema econômico da senhoria (direitos feudais sobre a vida). Os servos da gleba eram vinculados à terra e constituíam a mais baixa classe social da sociedade feudal. Além do trabalho relacionado com a terra (agricultura, silvicultura), os servos também realizavam atividades de transporte (por terra e por rios), artesanato e mesmo manufatura.

A servidão evoluiu a partir da estrutura fundiária do Baixo Império Romano, caracterizada pela existência de latifúndios, nos quais a mão-de-obra era formada por arrendatários que trabalhavam nos campos do proprietário e recebiam um lote de terra para a sua subsistência, mediante aluguel. Com a instabilidade do Império nos séculos III e IV, diversos pequenos proprietários passaram a vender suas terras para os grandes senhores de terras e a empregar-se nos latifúndios como arrendatários, em troca de proteção.

A servidão disseminou-se na Europa no século X e tornou-se a forma predominante de organização do trabalho agrário europeu durante toda a Idade Média. Sobreviveu na Inglaterra até o século XVII; na França, até a Revolução Francesa (1789) e, na maioria dos países europeus, até o início do século XIX. A Rússia foi o último país do mundo a libertar seus servos; lá, a servidão perdurou até Reforma Emancipadora de 1861.

Respondido por litorsouza
32

A servidão medieval e a escravidão antiga se diferem porque a primeira é uma relação estabelecida com base na terra oferecida ao servo para que cultive e viva com sua família, enquanto a escravidão é baseada na posse do trabalhador em si, mediante ameaças e punições.

A escravidão antiga era permitida e por vezes encorajada pelo Estado, enquanto os escravizados eram tratados como posse de seus senhores. A servidão medieval era um relação de trabalho estabelecida entre o senhor feudal e o servo.

Nela o vínculo do indivíduo é com a terra fornecida a ele pelo senhor, a fim de que cultive e pague tributos.

A produção textual será pessoal, porém, deve-se destacar os pontos listados como fundamentais na caracterização da servidão medieval e a escravidão na antiguidade.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/19566036

Anexos:
Perguntas interessantes