Pesquise sobre a qualidade do ar nas grandes cidades e interior (10 linhas)
Soluções para a tarefa
Toda cidade é caracterizada pela aglomeração de pessoas, nas grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais (industriais, comerciais, culturais e residenciais).
O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra no início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população de mais ou menos 6 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição.
O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, um exemplo é os EUA que produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis
No início desta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um relatório sobre poluição atmosférica nas grandes cidades ao redor do mundo. A cidade do Rio de Janeiro ocupa a 114ª posição no ranking das mais poluídas, com índices três vezes acima dos níveis recomendados. O Rio superou inclusive a cidade de São Paulo, que está em 268º lugar, de acordo com o estudo.
Uma das principais causas da poluição do ar é a fumaça de fábricas
No Brasil se destacam Belo Horizonte, Curitiba e a região do Pontal do Paranapanema, com a taxa de poluição atmosférica abaixo da média (20 microgramas por metro cúbico). A pesquisa foi realizada em 1.100 cidades de 91 países, e coletou as taxas de poluição por capital e cidades com mais de 100 mil residentes. Nesse ranking, o Brasil está na 44ª posição.
A poluição do ar pode ser provocada pelos gases de escapamentos dos veículos, pela fumaça de fábricas e fuligem das usinas de carvão. De acordo com a OMS, a maioria das pessoas residentes nas grandes cidades sofre uma exposição média anual maior do que o recomendado. Segundo os dados do relatório, mais de dois milhões de pessoas morrem todos os anos devido às partículas presentes no ar poluído – que podem ainda desencadear problemas cardíacos e respiratórios
O Irã, Índia, Paquistão e Mongólia lideram o ranking de contaminação – a cidade iraniana de Ahvaz é a pior do ranking. Os países menos poluídos são Estados Unidos e Canadá.
O objetivo da OMS é a conscientização dos riscos à saúde causados pela poluição do ar e a execução de políticas efetivas para reverter a situação.