Pesquise sobre a prosa desenvolvida no trovadorismo ( escreva um paragrafo resumido sobre o assunto, cite os autores e escolha um pequeno trecho dessa prosa como exemplo).
PRECISO DE AJUDAAA
Soluções para a tarefa
Resposta:
O trovadorismo foi um movimento itinerante, isto é, os grupos de trovadores e menestréis viajavam pelas cortes, burgos e feudos, divulgando em suas composições acontecimentos políticos e propagando ideias, como a do comportamento amoroso esperado de um cavaleiro apaixonado.
Dos autores mais conhecidos, destacam-se João Soares de Paiva, autor mais antigo presente nos manuscritos, João Zorro, Martin Codax, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Vasco Martins de Resende e os reis D. Dinis I e Afonso X.
As obras do trovadorismo constituem de pergaminhos e manuscritos. O que chegou até nossos dias está compilado nos Cancioneiros. São mais conhecidos os pergaminhos Vindel e Sharrer, por possuírem notação musical. Com base neles, foram feitas gravações contemporâneas de algumas cantigas, como “Ondas do mar de Vigo”, do jogral Martin Codax, permitindo que possamos ouvir as cantigas conforme foram idealizadas por seus autores.
Resumo:
-Foi um movimento poético-musical;
-Desenvolveu-se na Idade Média, entre os séculos XI e XIV;
-As composições chamavam-se cantigas e eram geralmente acompanhadas de música e dança;
-Cantigas de amor (cavaleiro declara amor e coita à dama);
-Cantigas de amigo (sempre na voz feminina);
-Cantigas de escárnio (ironia e crítica indireta);
-Cantigas de maldizer (ofensivas e diretas, citando nomes);
-As cantigas chegaram aos nossos dias graças ao Cancioneiros;
-Os trovadores oficiais tinham linhagem nobre, incluindo reis, mas havia também os jograis, nascidos nas camadas populares;
-Apreciada pela corte, a obra trovadoresca foi importante instrumento de consolidação da cultura e do idioma português.