Pesquise sobre a produção de ácido acetilsalicílico. Procure entender a reação de obtenção deste medicamento e identifique as funções orgânicas presentes. Pesquise também sobre os riscos da automedicação.
Soluções para a tarefa
Resposta: O ácido acetilsalicílico é comercializado hoje como Asperina, pois em 1899, as indústrias químicas Bayer patentearam esse medicamento com esse nome (que veio da reunião da letra "a" de "acetil" com "acidum spiricum" - que é o antigo nome do ácido salicílico).
Hoje, a reação feita para a sua obtenção é a união entre o ácido salicílico mais o "anidrido acético".
E a fórmula do ácido acetilsalicílico é um composto orgânico de funções mistas, sendo que ele possui um grupo funcional - ácido carboxílico e um éster - que são suas funções presentes. Mas atenção, a automedicação sempre será perigosa se não for recomendado por um médico, para a Asperina também que pode causar dores no estômago, e em casos mais graves, úlceras.
Espero ter ajudado!
No ácido acetilsalicílico temos a função ácido carboxílico e éster, sendo que seu uso sem indicação médica é desaconselhável devido efeitos colaterais e interações medicamentosas.
O acido acetilsalicílico é vendido comercialmente com o nome de Aspirina, sendo obtido através da seguinte reação química:
C₇H₆O₃ + C₄H₆O₃ → C₉H₈O₄ + CH₃CO₂H
Como reagentes nos temos o ácido salicílico (C₇H₆O₃), um composto que possui as funções ácido carboxílico e fenol, e o anidrido acético (C₄H₆O₃), composto com a função anidrido de ácido, formando o ácido acetilsalicílico que possui a função ácido carboxílico e éster.
Como qualquer medicamento, a Aspirina pode causar efeitos colaterais como azia, dor abdominal, vômito e náuseas, entre outros. Além disso, também pode interferir com outros medicamentos afetando sua ação terapêutica. Dessa forma, é sempre desaconselhável consumir medicamentos por conta própria.
Para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/4728341
Espero ter ajudado!