pesquise sobre a historia as principais características e as maiores representantes das principais generos músicas do Brasil e faça o resumo de cada um deles no caderno
Soluções para a tarefa
Resposta:
O principal gênero musical de origem brasileira e que mais representa o país é o MPB, que agrega fases diversas durante o início das composições das músicas caracterizadas por esse gênero. São eles:
Bossa Nova- No final da década de 1950, surge na zona sul do Rio de Janeiro, entre a classe média e classe média alta, a Bossa Nova. O movimento foi encabeçado por figuras hoje notoriamente conhecidas da Música Popular Brasileira, como os músicos João Gilberto, Tom Jobim.
As letras da Bossa Nova eram leves e com compromisso mais estético que social. E seus cantores não precisavam ter uma grande voz potente, pois o canto era quase falado.
Essa talvez tenha sido um dos movimentos da MPB que mais tenha sido reconhecido no exterior. Os artistas dessa época fizeram muitas apresentações e venderam muitos discos fora do Brasil, além de terem sido interpretados por grandes nomes da música internacional.
Jovem guarda- A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960 e o soul da Motown.[1] Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época. Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles. Os músicos e cantores começaram a fazer versões de músicas estrangeiras com letras próprias em português para lançar como se fossem suas, para depois compor suas próprias musicas em uma segunda fase.
Tropicalismo- A Tropicália foi um movimento na música popular brasileira, surgido no final dos anos 1960, influenciado pelos movimentos de vanguarda que vimos nas últimas aulas e pela cultura pop, isto é, misturava a cultura brasileira a outras estéticas. Como o Brasil vivia o clima da Ditadura Militar o movimento amalgamou-se sob o objetivo de combater esse regime através da música. O nome do movimento se deu pela imprensa, que assim os rotulavam, a partir da obra de Helio Oiticida (ver aula passada).A inovação estética, para a Tropicália, era a arma contra o sistema.