Sociologia, perguntado por memearaujo, 1 ano atrás

pesquise sobre: a casta impura do Japão: os burakumin

Soluções para a tarefa

Respondido por geovannathaissa
2

Burakumin, a classe mais marginalizada do Japão
Vocês já ouviram falar sobre os Burakumin (部落民)? Pouca gente conhece, mas o termo Burakumin se refere a um grupo minoritário no Japão que desde os tempos mais primórdios vem sofrendo discriminação por boa parte da população japonesa.

As pessoas que formam esse grupo são japoneses natos, mas devido a conceitos xintoístas, passaram a ser considerado como seres impuros e inferiores. Você deve estar pensando… como assim? Por que os japoneses desprezariam pessoas de sua própria etnia?

Bom, os Burakumin, que literalmente significa “Povo da Aldeia”, eram os representantes da classe mais baixa do Japão, designada desde o período medieval, a fazer os piores tipos de serviços, tais como preparar os corpos nos funerais ou limpar as entranhas dos animais que eram caçados.

O ápice da discriminação aconteceu durante o Período Tokugawa (1603-1868), quando foram declarados “pessoas sujas e impuras” segundo a filosofia xintoísta em razão dos serviços que faziam. De pessoas comuns, passaram a ser a escória da sociedade e foram obrigados a viver em guetos, longe da sociedade.

Por serem considerados “kegare” (impuros), eles eram proibidos de trabalhar nas lavouras de arroz, que é um alimento sagrado para os japoneses. Desde essa época, os bukuramin foram remetidos a uma classe imutável, que se perpetuava devido à hereditariedade social das castas. E por causa disso, a rejeição aos pobres Burakumin prevalece até os dias de hoje.


Perguntas interessantes