Pesquise quais são os tipos de paisagens que são encontradas na América do Sul
Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
1. Dunas de Cabo Polônio – Uruguai
A 300 quilômetros de Montevidéu se encontra uma das mais impressionantes paisagens sul-americanas. São quilômetros de praias desertas com águas geladas, morada da maior concentração de leões-marinhos do mundo, e margeadas por dunas que se deslocam majestosamente.
2. Terra do Fogo – Argentina
Quente apenas no nome, esta região apresenta baixas temperaturas durante todo o ano. Ao contrário do clima, a paisagem está sempre em transformação e, em cada estação, novas cores aparecem. Uma paisagem estonteante que permite muitas aventuras no gelo e contemplação.
Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.
3. Salar do Uyuni – Bolívia
Um verdadeiro deserto de sal e areia, o Salar do Uyuni, na Bolívia, é um dos locais mais procurados do país. São mais de 12 mil quilômetros quadrados de paisagens espelhadas e iluminadas para tirar completamente o seu fôlego.
4. Deserto do Atacama – Chile
Esta é uma das regiões mais secas e belas do planeta. O Deserto do Atacama, ano após ano, continua encantando os turistas de todo o mundo com suas paisagens áridas e que parecem não ter começo ou fim. Ele é o deserto mais alto do mundo com lagoas salgadas e vulcões.
5. Geleira Perito Moreno – Argentina
Perito Moreno – El Calafate – Argentina – Foto shutterstock
Esta é a montanha de gelo mais famosa e impactante do famoso Parque Nacional Los Glaciares. Os seus 230 quilômetros quadrados de gelo, que aumentam 100 metros por ano, deixam qualquer um estarrecido frente à paisagem.
6. Canyon del Colca – Peru
Colca Canyon – Foto shutterstock
O Peru possui muitas paisagens mágicas, como este gigantesco canyon de 3.200 metros de profundidade – o mais profundo do mundo. Quem quiser apenas contemplar a natureza está no lugar certo. O local também é conhecido por ser o habitat da famosa ave andina: o condor.
7. Galápagos – Equador
Ilhas Galápagos – Foto shutterstock
Galápagos é um conjunto com mais de 200 ilhas, sob a linha do Equador, que forma um dos ecossistemas mais complexos do planeta, e também um dos mais belos. Certamente a imagem fala por si só.
Espero ter ajudado!
Relevo
Toda a costa leste da América do Sul é composta por planaltos de origem geológica muito antiga, em razão disso sofreu longos processos erosivos e atualmente possui características relativamente planas.
No interior da América do Sul identifica-se uma predominância de planaltos com pouca elevação e planícies.
No extremo ocidente do subcontinente o relevo é constituído por grandes altitudes, onde está localizada a Cordilheiras dos Andes, que corresponde a um dobramento alpino oriundo do encontro entre a placa de nazca e a placa sul-americana, razão pela qual a região desenvolve uma grande incidência de abalos sísmicos. A Cordilheira dos Andes estende-se desde a Venezuela até o Chile, possui aspectos distintos que variam de acordo com cada particularidade, pode ser classificado como: Andes setentrionais úmidos, Andes centrais ou áridos e Andes meridionais ou frios.
Hidrografia
A América do Sul, em recurso hídrico, possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, como a bacia do Amazonas, que é a maior do mundo.
O grande potencial hídrico desse subcontinente é proveniente dos aspectos climáticos que predominam em grande parte do território onde prevalecem os climas úmidos (equatorial e tropical úmido) com altos índices pluviométricos.
As principais bacias hidrográficas presentes na América do Sul são:
Bacia Amazônica: está localizada na floresta Amazônica e abrange Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana.
Bacia do Prata: corresponde à união de três sub-bacias (Paraná, Paraguai e Uruguai).
Bacia do Rio São Francisco: encontra-se totalmente em território brasileiro e tem como rio principal o São Francisco.
Clima e vegetação
Em razão da extensão territorial, no sentido norte-sul, o continente sofre influência de duas zonas climáticas: a intertropical e a temperada do sul. Dessa forma, são identificados climas equatorial, tropical, além da presença de clima mediterrâneo e temperado.
O relevo é um dos primordiais na composição dos climas, ao longo de toda planície amazônica não há altitudes que possam impedir a locomoção de massas de ar quente ou fria, servindo assim como uma espécie de corredor de passagem de massas que seguem seu trajeto para interagir com as características locais e assim dar origem às distintas variações climáticas.
Além dos climas já apresentados, na América do Sul são identificados ainda os climas: frio de montanha, característico dos Andes; semiárido, que ocorre nos Andes Central e nordeste brasileiro; e árido ou desértico, que ocorre na Patagônia (Argentina) e no Atacama (Chile).
Como o clima em grande parte é o equatorial e tropical, desenvolve grandes florestas do tipo latifoliadas, que corresponde à floresta equatorial, como a Amazônica.
Nas áreas de clima tropical, que ocorre nos territórios do Brasil, Paraguai, Venezuela e Colômbia, ocorrem vegetações tais como as savanas (cerrado no planalto central brasileiro, chaco no Paraguai e Bolívia e lhanos na Venezuela). E nas regiões de clima tropical úmido ocorrem as florestas tropicais como a floresta Atlântica na costa brasileira.
Nas regiões onde prevalece o clima subtropical, como no sul do Brasil, Uruguai e Argentina, ocorrem vegetações como Mata de Araucária, além de estepes e pradarias.
Em uma restrita parcela da América do Sul ocorre o clima temperado, essa característica climática se apresenta no sul do Chile, a vegetação que desenvolve na região é a floresta temperada.