Pesquise quais os tipos de descartes que existem e quais são usados no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
coleta a vácuo subterrânea:as residências atendidas pelo sistema Envac dispõem de lixeiras conectadas a uma rede de tubos que conduzem os resíduos a uma área de coleta. Um sensor instalado percebe quando a lixeira está cheia. Por vácuo, o lixo é sugado e transportado para o local de acumulação de resíduos, onde é realizada a coleta seletiva
Coleta seletiva:lixo separado em lixeiras diferentes e encaminhados para a reciclagem e aterro sanitario.
No Brasil, há três tipos de descarte de lixo mais praticados:
Lixão : Esta é a mais comum e inadequada forma de descarte, especialmente por conta da presença de lixões em áreas próximas às cidades e comunidades, o lixão utiliza um lugar ao ar livre e com bastante espaço, onde os resíduos sólidos são descarregados e ficam acumulados sem receber nenhum tipo de tratamento. O solo desses locais não recebe qualquer tipo de preparo e o lixo é deixado a céu aberto, oferecendo diversos riscos à natureza e à saúde das pessoas.
Aterro sanitário : O aterro sanitário controlado tem sido uma solução muito comum atualmente, onde são criados depósitos para o descarte de lixo. Em geral, o lixo presente não é reciclado, já tendo passado por uma prévia triagem. Os aterros costumam ser criados distantes das cidades para evitar ao máximo que o mau odor e as consequências diretas e indiretas afetem a população. Esses locais são regidos por normas muito específicas para evitar danos ambientais.
I ncineração : Mais usado para dejetos industriais, a incineração do lixo consiste na queima de lixos em usinas e fornos criados para esse fim. Dentre suas qualidades, estão a diminuição imediata do volume de lixo e a eliminação dos microrganismos. Os resíduos deixados pelo lixo incinerado podem ser direcionados às fábricas de borracha, artesanatos e cerâmicas. Quando não podem ser utilizados para esses fins, são despejados nos aterros sanitários. Dentre seus principais malefícios, destaque para o possível dano ao meio ambiente por meio da eliminação de gases tóxicos pelas chaminés.