Pesquise outras partes do corpo que apresentam proporção em relação a outras.
CABEÇA:
PALMA DA MÃO:
PÉ:
FACE:
QUEIXO AO TOPO DA TESTA:
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s grandes artistas, preocupados com a expressão da beleza, sempre que a buscaram através do corpo humano, masculino ou feminino, canalizaram seus esforços para a formulação de um padrão de proporções, ou seja, de uma relação matemática que permitisse determinar a partir de uma relação, todas as medidas de um corpo ideal. Os dois padrões mais conhecidos e aceitos pelas culturas de influência greco-latina devem-se a dois grandes artistas da Grécia: Policleto, do século V a.C., e Lisipo, do século IV a.C.
A obra representativa do padrão de Policleto é a estátua chamada O Doríforo, conhecida também como O Padrão. Nessa escultura todas as medidas do corpo obedecem a relação matemática da proporção, onde a altura total do corpo é igual a sete vezes e meia a altura da cabeça (A). O padrão de Lisipo oferece uma idealização do corpo humano que lhe confere mais graciosidade, como a estátua de O Apoximenos, onde a proporção é igual a oito vezes a altura da cabeça (B). Quando ultrapassa oito cabeças, o padrão determina proporções mais próprias de heróis e semideuses que de seres humanos normais. Este é o caso do Apolo de Belvedere, de Leocares, estátua cuja figura tem uma altura de oito cabeças e meia (C).

Estas relações não são, de forma alguma, uma regra fixa. Artistas que trabalharam com a deformação da figura humana, como El Greco (1541-1614), costumava fazê-las com até dez cabeças de altura, dando-lhes uma elegância exageradamente escultural. Na vida real, em geral, as pessoas medem de sete a sete cabeças e meia. Os padrões atuais utilizam como figura ideal a altura equivalente a oito cabeças, que são os mesmos padrões anatômicos do Renascimento, pois essa estrutura intermediária proporciona uma maior elegância e uma melhor distribuição das partes do corpo humano. O importante é lembrar que as proporções do corpo adulto são basicamente as mesmas, seja qual for o modelo e a maneira de desenhá-lo.
Seguindo os padrões atuais, vamos aprofundar a análise do padrão da figura humana tomando como base o padrão de oito cabeças. Tomando como referência a altura da cabeça, podemos considerar que a altura total do corpo corresponde a oito cabeças, e a base corresponde a duas cabeças. O retângulo formado fica dividido, no sentido da largura, por um eixo de simetria e, no da altura, por sete linhas horizontais, com uma distância entre elas igual à altura da cabeça, que define oito módulos.
PADRÃO PARA O CORPO MASCULINO
Os ombros estão situados um terço abaixo da linha horizontal inferior do primeiro módulo.
Os mamilos coincidem com a linha horizontal inferior do segundo módulo.
A distância entre os dois mamilos é equivalente a um módulo.
O umbigo fica um pouco abaixo da linha horizontal inferior do terceiro módulo.
Os cotovelos e a menor parte da cintura estão sobre a linha horizontal inferior do terceiro módulo.
O púbis encontra-se no ponto médio do corpo, na linha horizontal inferior do quarto módulo.
Os joelhos ficam um pouco acima do limite inferior do sexto módulo.
A dobra inferior das nádegas situa-se cerca de um terço abaixo da linha horizontal inferior do quarto módulo.
Vista de perfil, a barriga da perna fica em contato com a linha vertical que passa pela omoplata.
PADRÃO PARA O CORPO FEMININO
As proporções femininas não são muito diferentes. Podemos resumir as diferenças nos seguintes detalhes:
Geralmente o corpo feminino é mais baixo que o masculino cerca de dez centímetros.
Os ombros da mulher são um pouco mais estreitos.
Os seios ficam um pouco abaixo do limite inferior do segundo módulo.
O umbigo é um pouco mais abaixo que o do homem.
A cintura é mais estreita e os quadris são mais largos.
A obra representativa do padrão de Policleto é a estátua chamada O Doríforo, conhecida também como O Padrão. Nessa escultura todas as medidas do corpo obedecem a relação matemática da proporção, onde a altura total do corpo é igual a sete vezes e meia a altura da cabeça (A). O padrão de Lisipo oferece uma idealização do corpo humano que lhe confere mais graciosidade, como a estátua de O Apoximenos, onde a proporção é igual a oito vezes a altura da cabeça (B). Quando ultrapassa oito cabeças, o padrão determina proporções mais próprias de heróis e semideuses que de seres humanos normais. Este é o caso do Apolo de Belvedere, de Leocares, estátua cuja figura tem uma altura de oito cabeças e meia (C).

Estas relações não são, de forma alguma, uma regra fixa. Artistas que trabalharam com a deformação da figura humana, como El Greco (1541-1614), costumava fazê-las com até dez cabeças de altura, dando-lhes uma elegância exageradamente escultural. Na vida real, em geral, as pessoas medem de sete a sete cabeças e meia. Os padrões atuais utilizam como figura ideal a altura equivalente a oito cabeças, que são os mesmos padrões anatômicos do Renascimento, pois essa estrutura intermediária proporciona uma maior elegância e uma melhor distribuição das partes do corpo humano. O importante é lembrar que as proporções do corpo adulto são basicamente as mesmas, seja qual for o modelo e a maneira de desenhá-lo.
Seguindo os padrões atuais, vamos aprofundar a análise do padrão da figura humana tomando como base o padrão de oito cabeças. Tomando como referência a altura da cabeça, podemos considerar que a altura total do corpo corresponde a oito cabeças, e a base corresponde a duas cabeças. O retângulo formado fica dividido, no sentido da largura, por um eixo de simetria e, no da altura, por sete linhas horizontais, com uma distância entre elas igual à altura da cabeça, que define oito módulos.
PADRÃO PARA O CORPO MASCULINO
Os ombros estão situados um terço abaixo da linha horizontal inferior do primeiro módulo.
Os mamilos coincidem com a linha horizontal inferior do segundo módulo.
A distância entre os dois mamilos é equivalente a um módulo.
O umbigo fica um pouco abaixo da linha horizontal inferior do terceiro módulo.
Os cotovelos e a menor parte da cintura estão sobre a linha horizontal inferior do terceiro módulo.
O púbis encontra-se no ponto médio do corpo, na linha horizontal inferior do quarto módulo.
Os joelhos ficam um pouco acima do limite inferior do sexto módulo.
A dobra inferior das nádegas situa-se cerca de um terço abaixo da linha horizontal inferior do quarto módulo.
Vista de perfil, a barriga da perna fica em contato com a linha vertical que passa pela omoplata.
PADRÃO PARA O CORPO FEMININO
As proporções femininas não são muito diferentes. Podemos resumir as diferenças nos seguintes detalhes:
Geralmente o corpo feminino é mais baixo que o masculino cerca de dez centímetros.
Os ombros da mulher são um pouco mais estreitos.
Os seios ficam um pouco abaixo do limite inferior do segundo módulo.
O umbigo é um pouco mais abaixo que o do homem.
A cintura é mais estreita e os quadris são mais largos.
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