Pesquise os nomes dos maiores cientistas brasileiros da atualidade, e também suas áreas de atuação. me ajudem por favor preciso para hoje e agora!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vital Brazil (1865-1950)
Nascido em Minas Gerais, Vital Brazil formou-se em medicina no Rio de Janeiro, em 1891. Liderou o combate a diversas doenças, como febre amarela, cólera, varíola e peste bubônica. Foi pioneiro nas pesquisas e na produção de soros específicos contra veneno de animais peçonhentos. Seu método de neutralização do veneno é até hoje o mais eficaz e usado em todo o mundo. Em 1901, fundou o Instituto Butantan, em São Paulo, e em 1919, o Instituto de Pesquisas que leva seu nome, no Rio de Janeiro.
Juliano Moreira (1872 – 1933)
Considerado o fundador da psiquiatria no Brasil, o baiano Juliano Moreira, de família pobre, lutou contra o racismo científico da época. Ajudou a fundar a Sociedade de Medicina e Cirurgia e a Sociedade de Medicina Legal da Bahia. Durante sua atuação, lutou pela proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e contra o tratamento usual de doenças mentais no início do século XX, que incluía amarrar e isolar os pacientes. Como diretor do Hospital dos Alienados, Juliano instituiu também a assistência aos familiares e reativou as oficinas de trabalho, iniciativas essenciais para a reintegração dos pacientes à sociedade.
Graziela Maciel Barroso (1912 – 2003)
Conhecida como “a primeira dama da botânica brasileira”, foi mentora de quase todo botânico brasileiro que se formou no país nos últimos 50 anos. Seu livro Sistemas de Angiospermas do Brasil é referência internacional na área e bibliografia básica de todas as universidades do país. Em sua homenagem, mais de 25 espécies vegetais identificadas nos últimos anos foram batizadas com seu nome. Foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências em 2003, mas faleceu antes de tomar posse
César Lattes (1924 – 2005)
Nascido em Curitiba (PR), o físico César Lattes é coautor de uma das maiores descobertas da física moderna: o méson pi, partícula subatômica com massa cerca de 300 vezes superior à do elétron. Descrita pelo físico em 1947, a descoberta foi decisiva para os rumos da física de alta energia, que culminou com a construção do maior acelerador de partículas do mundo. Grande entusiasta da pesquisa científica, Lattes participou da criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e teve forte atuação dentro do grupo responsável pela criação do CNPq, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Em sua homenagem, o CNPq batizou o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes brasileiros de Plataforma Lattes.