Biologia, perguntado por milanf353, 7 meses atrás

pesquise os nomes dos desertos existentes no mundo e escreva onde se localizam, assim como os nomes dos seres vivos que vivem nesse ecossistema.​

Soluções para a tarefa

Respondido por NekoHachi
1

Resposta:

Deserto de Kalahari (930.000 km²)

O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto. O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.

Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.

Os animais que habitam a região desértica do Kalahari são: suricatas, antílopes, hienas, girafas, leões, guepardos, gnus, além de alguns répteis, aves e insetos.

Deserto do Saara (9.000.000 km²)

O Deserto do Saara é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, uma vez que é o maior entre os “desertos quentes”, apesar de, como todos os outros do mesmo tipo, as noites serem bastante frias, com temperaturas próximas a 0ºC. A sua extensão envolve áreas de Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão, sendo um marco natural para a regionalização do continente africano em África do Norte e África Subsaariana

Caravana no Deserto do Saara

Em alguns pontos, a paisagem do Saara é formada por corpos rochosos e camadas de sedimentos compostos por pequenas rochas, enquanto a maior parte é constituída por dunas móveis. Apesar de ser uma das regiões mais inóspitas do planeta, ele também apresenta um dos pontos mais férteis para a agricultura, ao longo das margens do Rio Nilo.

Ao todo, em áreas envolvendo as proximidades desse rio e os inúmeros oásis existentes, o Saara abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.

A fauna do deserto do Saara é formada por poucos animais, uma vez que eles dependem de adaptação ao clima hostil da região. É composta principalmente por camelos, dromedários, antílopes, cabras, além de outros mamíferos, roedores, aves migratórias, insetos, aracnídeos, lagartos e cobras.

Deserto da Arábia (1.300.000 km²)

Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.

No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores quantidades do planeta. Em termos de populações, existem povos – alguns deles nômades – sírios, curdos, turcos, armênios e assírios.

A característica mais marcante desse deserto é, sem dúvida, as construções nele realizadas. O destaque vai para a supercidade de King Abdullah (em referência ao nome do rei saudita), que tem a conclusão prevista para 2020 e deverá abrigar inicialmente cerca de dois milhões de habitantes.

Esse deserto, assim como os outros existentes no mundo, possui pouca biodiversidade animal. No entanto, é comum observar a presença de espécies como gazelas, camundongos, hienas, chacal (semelhante a um lobo), camelos e serpentes nesse ambiente.

Deserto de Gobi (1.125.000 km²)

O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas.

Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.

Entre os animais que compõem a fauna do deserto de Gobi estão o camelo-bactriano (de duas corcovas, nativo da região das estepes da Ásia Central), asnos, gazelas, raposas e antílopes. O raro cavalo-de-przewalski (cavalos selvagens da Mongólia) também pode ser encontrado por lá.

Antártida (14.000.000 km²)

A Antártida é a maior região que apresenta condições inapropriadas para a vida e habitação, com temperaturas baixíssimas e altitudes elevadas. Os termômetros medem, em média, cerca de -30ºC, sendo que já houve casos em que alguns pontos apresentaram temperaturas abaixo dos -80ºC. Em termos de altitude, as médias alcançam os 2.000 metros. Em geral, as moradas humanas nesse continente gelado, localizado no Polo Sul do Planeta, estão relacionadas com pesquisas científicas. A vegetação é escassa e os animais existentes compreendem grupos de baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras espécies.


NekoHachi: deu trabalho pra fazer isso
NekoHachi: espero tenho ajudado
milanf353: obg
Perguntas interessantes