PESQUISE Os microplásticos são um dos principais poluentes dos oceanos. Isso você já sabe. Há microplásticos no ar, na água, no sal, nos alimentos. Como eles foram pa- rar lá? Quais os riscos para os animais e os prejuízos à saúde humana? Como se prevenir? Por que é perigo- so reutilizar garrafinhas plásticas de água? É verdade que há um plástico sustentável, chamado de "verde"? Do que ele é feito? Consulte os seguintes endereços eletrônicos e com- partilhe as respostas com os colegas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As questões referentes aos riscos que os microplásticos oferecem são discutidas abaixo.
Explicação:
Microplásticos são pedaços de plástico com tamanho menor que 5mm. Esse pode ser seu tamanho original ou pode ter sido atingido pela degradação parcial.
Como eles foram parar lá?
Podem ser originados processos da degradação de plásticos maiores ou são resíduo industrial, residencial carreados pela água ou provém de transporte marítimo.
Quais os riscos para os animais e os prejuízos à saúde humana?
Podem entrar na cadeia alimentar causando lesões nos órgãos internos, bloqueio do trato gastrointestinal e provocar inclusive a morte de algumas espécies.
Como se prevenir?
A tendência é proibir o descarte e utilização desses plásticos em produtos como cosméticos (cremes e sabonetes esfoliantes, cremes dentais, tecidos sintéticos, etc.)
Por que é perigoso reutilizar garrafinhas plásticas de água?
Produtos plásticos descartáveis não foram feitos para serem reutilizados. Ao fazer isso, aumenta a probabilidade de acumular bactérias nocivas. Muitos deles são produzidos com Bisfenol A, que interfere no sistema hormonal.
É verdade que há um plástico sustentável, chamado de "verde"?
O chamado plástico verde foi desenvolvido como uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. É 100% reciclável e não utiliza matéria prima fóssil.
Do que ele é feito?
É o polipropileno produzido de fontes renováveis, como o etanol de cana de açúcar.