Pesquise o significado da sigla DRSAI.
Por que podemos afirmar que a incidencia de doenças de veiculação hídrica descreveu no pais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Significado da sigla DRSAI:
Significa Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado , representadas pelo conjunto de doenças infectoparasitárias de importância epidemiológica relacionadas ao saneamento.
Por que podemos afirmar que a incidencia de doenças de veiculação hídrica descreveu no pais?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza as doenças de
veiculação hídrica em dois grupos: doenças de transmissão hídrica; que são
caracterizadas pela presença de microrganismos patógenos veiculados pela água, como fungos, vírus, protozoários e bactérias; e doenças de origem hídrica que são caracterizadas pela presença de substâncias químicas na água, acima das concentrações permitidas (SANTOS NETO, 2003). A poluição hídrica é o acréscimo de substâncias ou de formas de energia que, direta ou indiretamente, alteram a natureza do corpo d’água, neste sentido o maior problema da poluição advindo de esgotos domésticos é o consumo de oxigênio dissolvido. A alteração da qualidade da água em corpos d’água, proveniente de despejo de esgoto doméstico pode trazer uma série de problemas à população, tais como a proliferação de doenças de transmissão hídrica, proliferação de insetos, ocorrência de odores entre outros. (SPERLING, 2005; BRAGA et al., 2005). Outro problema ocasionado pela poluição dos corpos hídricos é o fenômeno
de eutrofização, que consiste no aumento da concentração de nutrientes,
principalmente, fósforo e nitrogênio. A consequência mais importante da
eutrofização é o florescimento de cianobactérias, as quais produzem diferentes tipos de toxinas, podendo ocasionar graves problemas à saúde humana e mesmo a morte de seres humanos e animais quando ingeridos ou em contato com as pessoas (TUNDISI, 2008).
É possível perceber que as doenças de veiculação hídrica se fazem presentes pela falta de saneamento e contaminação das águas, pois desta maneira a proliferação das mesmas é facilitada, o melhor modo de prevenção ainda é o cuidado no manejo e no tratamento da água de uso humano, pois assim é possível evitar a ingestão de água contaminada e impedir contaminação do organismo humano. Segundo São Paulo (2009) as principais medidas de controle para evitar a transmissão das doenças de veiculação:
- Notificação Abastecimento doméstico de água; Controle de qualidade da água; Destino adequado dos dejetos; Higiene pessoal (lavagem das mãos); Saneamento básico; Educação sanitária; Controle de vetores (moscas); Controle rigoroso na lavagem, principalmente no preparo de alimentos e cuidados com criança; Cozinhar bem os alimentos, principalmente crustáceos e moluscos.