Pesquise o sentido das palavras alteridades, etnocentrismo e relativismo cultural. Depois anote suas considerações sobre a relação entre o significado destas palavras e o encontro entre culturas ocasionado pela expansão marítima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alteridade é o reconhecimento de que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras. Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia.
Significado de alteridade
O dicionário Aurélio traz a seguinte definição de alteridade:
“al.te.ri.da.de - (francês alterité) - substantivo feminino - 1. Qualidade do que é outro ou do que é diferente. - 2. [Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente.”|1|
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.
Explicação:
Confia no pai
A alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes. O encontro entre culturas ocasionado pela expansão marítima, ignorou o sentido de alteridade ,uma vez que vários povos foram extintos, culturas foram totalmente ignoradas. É possível verificar a alteridade quando uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra.