Matemática, perguntado por cleidianegwinharski, 9 meses atrás

PESQUISE O NOME DA ESTRUTURA QUE O Peixe-Palhaço (PEIXE NEMO) APRESENTA SOBRE SUA PELE QUE O PROTEGE CONTRA AS QUEIMADURAS DAS CÉLULAS CNIDOBLÁSTICAS

Soluções para a tarefa

Respondido por amandamacielgaspar
1

Resposta:

Informações

Existem mais de 30 espécies de peixes-palhaço no mundo, sendo que a mais conhecida delas é a Amphiprion ocellaris, que é a espécie do famoso Nemo da Disney. Dentre essas 30 espécies, os peixes podem apresentar variadas cores e padrões de listras. Os peixes-palhaço vivem em grupos no meio das anêmonas. As anêmonas são invertebrados que liberam substâncias altamente tóxicas para peixes e crustáceos.  

Peixe-palhaço

Contudo, há 10 espécies de anêmonas cujas toxinas não afetam os peixes-palhaço, pois eles possuem uma camada de muco que os protege. Esses peixes possuem uma relação de troca com as anêmonas. Eles vivem entre elas, onde ficam protegidos dos predadores, enquanto as anêmonas se alimentam dos restos de alimentos deixados pelos peixes-palhaço.

São encontrados nos Oceanos Índico e Pacífico Ocidental.

Características

O peixe-palhaço ou anfitrião passa todo o tempo perto das anêmonas-do-mar. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentáculos venenosos da anêmona. Às vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora também traga comida para um lugar onde ela alcance. Este pequeno peixe, ao contrário de outros, está a salvo dos ferrões da anêmona.

O motivo pelo qual o peixe-palhaço não sofre os efeitos das células urticantes da anêmona ainda não é bem conhecido. Alguns cientistas acreditam que o muco que recobre o peixe protege-o contra o veneno. Entretanto, somente os peixes-palhaços sadios estão protegidos. Os doentes são mortos pela anêmona. Ele mede 8 cm.

É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à Anêmona-do-Mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência inofensiva, a Anêmona-do-Mar possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los.

As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem o Peixe-Palhaço, imune ao seu veneno. O muco que recobre esse peixe não contém os elementos que ativam a liberação da secreção venenosa, assim, eles fazem uma ótima parceria. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas.

Ocelaris

Esses simpáticos peixinhos medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo, 150 gramas. Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em fêmeas ou não.

Mudança de Sexo do Peixe-Palhaço

Os peixes palhaço nascem machos, mas dentro deles estão os orgãos reprodutores necessários para se tornarem fêmeas. Se a fêmea de um grupo morre, o macho dominante muda para fêmea e um dos machos não dominantes assume o comando. Este padrão único permite a um cardume destes peixes viver e reproduzir-se dentro da anémona. Antes de acasalar, os machos tornam-se agressivos, atacando as fêmeas e estendendo as sua barbatanas. Seleccionam um local de nidificação, dentro da boca da anémona (os ovos são protegidos por cobertura com o muco da anêmona). A fêmea liberta os ovos para o ninho para serem fertilizados e protegidos pelo macho.

Alimentação

As principais fontes de alimento dos peixes palhaço são plâncton, os organismos microscópicos entrados na água do mar e algas, que crescem em volta das anémonas. Os peixes palhaço também comem larvas, camarão, pequenos peixes e os alimentos deixados pela anêmona, que usam os seus tentáculos urticantes para apanhar presas e arrastá-las até à sua boca.

Explicação passo-a-passo:

Perguntas interessantes