Geografia, perguntado por monize2007, 9 meses atrás

pesquise na sua casa os rotulos de produtos que você e seus familiares consomem no cotidiano e selecione alguns exemplos para apresentar para os colegas da turma em uma roda de diálogo Sugerimos que conversem sobre os comportamentos e hábitos de consumo as influências das propagandas e o tempo que as embalagens demoram para se degradar na natureza entre outros pontos importantes sobre o tema Registre as percepções e idéias principais no espaço disponível​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasperosa
41

Resposta:

Um estilo de vida saudável e equilibrado requer, além de uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos, a inclusão e manutenção de bons hábitos. A leitura dos rótulos dos alimentos é um deles, já que o mesmo é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.

Quantidade dos nutrientes

Lista de ingredientes

Quanto mais natural, melhor

Valores diários

Cuidados com o excesso

Não se pode negar que o consumo faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois algumas das suas necessidades só podem ser supridas por intermédio da compra.  No entanto, quando o ato de comprar acontece para satisfação pessoal e não por necessidade, passa a ser denominado como consumismo.  O consumismo está totalmente associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas publicitárias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors, cinema, televisão e muitos outros. Qualquer indivíduo, independente de sua classe social ou idade, é estimulado por esse tipo de propaganda a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio  de repetições exaustivas e artifícios visuais, criando um desejo de consumo desnecessário.

A reciclagem é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Confira, abaixo, o tempo de decomposição de diferentes materiais:

- Jornais: de 2 a 6 semanas

- Embalagens de papel: de 3 a 6 meses

- Fósforos e pontas de cigarros: 2 anos

- Chiclete: 5 anos

- Nylon: 30 anos

- Tampas de garrafas: 150 anos

- Latas de alumínio: de 200 a 500 anos

- Isopor: 400 anos

- Plásticos: 450 anos

- Fralda descartável comum: 450 anos

- Vidro: 1 milhão de anos

Explicação:

O ideal é sempre verificar as quantidades de todos os nutrientes descritos na informação nutricional e não somente o total de calorias apontado no rótulo.

Saber ler a lista de ingredientes é de grande importância para optar por alimentos mais saudáveis. Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto.

Outra funcionalidade da leitura de rótulos é entender quais ingredientes estamos consumindo, ou seja, quanto mais ingredientes naturais identificarmos, melhor é o produto. Um exemplo é o caso dos adoçantes, em que ao ler os rótulos constatamos se o uso é de adoçantes naturais ou artificiais.

Valores diários indicam a porcentagem presente de cada nutriente no alimento.

Alguns nutrientes podem influenciar negativamente na alimentação, como é o caso do sódio - o ideal é que ele seja consumido com moderação. A informação nutricional nos ajuda a entender a quantidade consumida de determinado nutriente.

Perguntas interessantes