Pesquise na internet sobre os sistemas de informações gerenciais mais
comuns, quais as modalidades que estão abrangidas por segmento, e
suas facilidades. Veja também exemplos de empresas que implantaram
atualizações em seus sistemas e obtiveram resultados interessantes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Atualmente as empresas precisam estar centradas em suas informações, exigindo de seus gestores estratégias eficientes, que podem ser facilitadas utilizando-se de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação gerencial. Para auxiliar o gestor existe o SIG. Oliveira (2008) define os sistemas de informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informação.
O presente artigo tem por objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial, dividido em sete tópicos que são: sistemas de informações, classificação dos sistemas, a importância e os aspectos destes sistemas para as empresas, tomada de decisão, abrangência e as vantagens básicas.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
A busca por solução dos problemas enfrentados atualmente pelo cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos conduz os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que dará condições para administrar o todo.
Os sistemas de informações têm por finalidade gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação.
Sistemas de informações é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e armazenam, disseminam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p. 73) “... a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”. Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias para embasar as decisões que norteiam as empresas, seja em questões administrativas internas, em estratégias de vendas ou outras áreas que necessitem de uma gestão mais apurada de indicadores. Os sistemas podem ser classificados de diversas formas, em geral classificam-se de duas maneiras principais: Sistemas Abertos e Sistemas Fechados
Perguntas interessantes