pesquise na internet escolha profissional público que ao seu olhar apresentar um ótimo desempenho profissional e boa comunicação.
Nesta atividade você deverá citar o profissional, área de atuação e justificar a sua escolha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Crise de identidade. Pressão familiar. Mercado de trabalho. Expectativa. São alguns dos desafios que os jovens têm de enfrentar ao escolher uma carreira. Ademais, a sociedade capitalista acaba por valorizar o trabalho como algo grandioso, assim torna para os adolescentes algo determinante para a progressão social. Logo, é de total importância analisarmos com prudência, já que a decisão é feita em uma idade cheia de dúvidas, visto que pode gerar consequências para o futuro.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o mercado de trabalho atual dificulta a escolha profissional. No livro “Sociedade do espetáculo”, do filósofo sociólogo Guy Debord, é explícitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar o melhor show uma para os outros e apresentar a perfeição. A teoria se comprova correta ao ser comparado aos altíssimos padrões impostos aos jovens em escolher uma profissão, porém se esquecem da necessidade de haver uma preparação a estes. Desse modo, muitos tomam decisões erradas, e no futuro não será possível mudar, em decorrência da enorme competitividade do mercado, ou seja podem se tornar um adulto insatisfeito e frustrado com seu trabalho.
Outro fator relevante, é como a escolha errada pode acarretar em consequências negativas para a vida de um indivíduo. Tendo em vista que, esse adolescente pode se tornar infeliz, em que irá realizar um trabalho de forma desmotivado, e não terá um amor pela profissão exercida. Conforme, uma pesquisa realizada pela revista Veja, explícita que cerca de 59% dos estudantes são influenciados pelos pais e pela sociedade ao escolher uma carreira. Ademais, em decorrência do capitalismo, muitos vêem a medicina como um “status social”, porém tornam-se frustrados ao verem a grande responsabilidade que deve haver. Logo, acaba por surgir uma população doente, ao adquirir depressão, em resultado do ofício estressante.
Diante disso, nota-se a necessidade de mudanças. Cabe ao MEC garantir aos jovens, o cuidado com a escolha profissional. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por psicólogos, com intuito de acompanhar os adolescentes, além de ajudá-los a fazer uma escolha prudente, de acordo com suas especificações. Além disso, as escolas devem apresentar mais sobre as áreas de atuação, desde o primeiro ano do ensino médio, por meio de palestras realizadas por convidados, a fim de que a escolha profissional não seja mais um desafio aos jovens de nosso país.