Pesquise na biblia 5 situações onde anjos atuam em favor do próximo.
Cite as passagens e faça um breve comentário da situação pesquisada
Soluções para a tarefa
Os anjos agem de acordo com a justiça de Deus. Na trajetória humana, eles participaram de importantes fatos e também de batalhas contra inimigos do povo de Deus.
O episódio da morte dos primogênitos (Ex 12.23; Hb 11.28) mostra que Deus escolhe Moisés para que ele transmita ao faraó do Egito a seguinte ordem: “Deixa o meu povo ir!”. Como o faraó não atendeu à ordem de Deus, seu país foi atingido por 10 pragas, sendo a décima a mais terrível: Deus mandaria um anjo destruidor que mataria todos os primogênitos de cada família.
O profeta Eliseu viu colinas cheias de carros e cavalos de fogo. Eram anjos e tropas celestiais protegendo-o (2 Rs 6.15-17). Deus ainda destruiu 185 mil assírios (Is 37.36) com apenas um anjo que foi ao acampamento inimigo. Deus permitiu que alguns ficassem vivos, para que voltassem ao seu rei e lhe dessem a notícia.
Abraão tentou evitar a destruição das cidades, mas não havia nem 10 pessoas justas em Sodoma e Gomorra. Dois anjos apenas, utilizando a aparência humana, foram destacados para a missão.
No nascimento de Jesus e em Seu ministério, os anjos tiveram participação fundamental. Um apareceu para Maria e outro para José, anunciando a gravidez (Mt 1).
Em determinado dia, o povo começou a chamar o rei Herodes de deus. Em seu coração, ele gostou da idéia e não deu a glória ao verdadeiro Deus de Israel. Por causa disso, um anjo do Senhor foi enviado para matá-lo. E Herodes foi comido por vermes (At 12.21).
Jesus declara que no final dos tempos os anjos irão separar os fiéis a Deus daqueles que não fazem a vontade do Senhor, para aplicar-lhes juízo. Os anjos agirão intensamente no Apocalipse (7; 8). João, na ilha de Patmos, recebeu as revelações sobre os últimos dias e relatou dezenas de situações onde estes seres cumprem as ordens de Deus, até mesmo trazendo juízo sobre o povo infiel.
Percebemos que os anjos poderiam ser considerados heróis de verdade, mas eles só agiam em cumprimento às ordens do nosso Deus. Ele exerce como Criador a Justiça Perfeita, que em muitos momentos implica agir severamente. Em outros casos, os anjos foram enviados para proteger aqueles que são fiéis ao Senhor.
Espero ter ajudado! :)