Biologia, perguntado por heithorsilva16, 6 meses atrás

Pesquise mais três doenças genéticas e descreva o nome e a causa e se existe tratamento​

Soluções para a tarefa

Respondido por 21001575
1

Resposta:

genes são regiões do DNA que podem ser transcritas em RNA, sendo, portanto, fundamentais para a síntese de proteínas. São eles os responsáveis por todas as nossas características, sendo assim, qualquer erro ou dano em um gene pode desencadear uma doença genética.

As doenças genéticas podem ser definidas como alterações na sequência de nucleotídeos em uma parte do DNA que alteram a estrutura de uma proteína e, consequentemente, causam anomalias anatômicas e fisiológicas. Essas doenças são relativamente raras, atingindo normalmente poucos indivíduos da população.

Respondido por evillymatias8233
2

Resposta:

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica, na qual o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para controlar a quantidade adequada de glicose no sangue.. Caso a glicose permaneça de forma elevada no organismo, esse cenário caracteriza a chamada hiperglicemia, que é capaz de causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nos nervos.

Para o tratamento do diabetes, de qualquer tipo, é necessário usar medicamentos antidiabéticos que ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, como Glibenclamida, Gliclazida, Metformina ou Vildagliptina, por exemplo, ou mesmo a aplicação da própria Insulina sintética.

Câncer

Compreende um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos através da divisão rápida de células, que tendem a ser agressivas e incontroláveis, causando a formação de tumores que podem se espalhar por diversas regiões do corpo.

As causas do câncer são multifatoriais, relacionadas a fatores ambientais - como medicação, presença de vírus e parasitas e a exposição de agentes desencadeantes como substâncias radioativas - e individuais - bem como a predisposição genética e as alterações hormonais.

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Síndrome de Down

A síndrome de Down ou trissomia do 21 é a alteração genética ocorrida pela presença de um cromossomo extra, de forma que o indivíduo portador apresenta 47 cromossomos, ao invés de 46.

Esse tipo de alteração genética acarreta diferenças no desenvolvimento físico e cognitivo de seu portador, sendo presentes as características desde seu nascimento.

O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos.

Perguntas interessantes