Pesquise informações a respeito de mulheres que possuem ou possuíram atuação destaca em religiões de matriz africana, como Mãe Stella de Oxóssi, Ilarixá Winnie Bueno, Nina Fola e Yiá San- drali Bueno. e de ENSINO RELIGIOSO
Soluções para a tarefa
O papel da mulher nas culturas de matriz africana é importante para o desenvolvimento da religião em nosso país. Podemos citar como um exemplo de força e resistência a atriz Chica Xavier que faleceu no último final de semana, que interpretou a escrava Chica da Silva.
O candomblé é um rito de matriz africana, que, ao todo, possui cerca de 5.000 anos.
No Brasil, ele se deu a partir do culto de orixás e deuses Iorubas, chegando entre o século XVI e XIX a partir da vinda dos escravos nos Navios Negreiros.
Além de grande parte dos costumes, as religiões de matrizes africanas introduzidas no Brasil, vivenciam lado a lado com a opinião preconceituosa de outras camadas religiosas, principalmente pelo choque contra os valores Europeus instituídos no Brasil, como o Catolicismo e o protestantismo.
Além disso, nossa aproximação com as diversas culturas e religião de cada povo, muitas vezes trazem consigo o desrespeito e a violência, fazendo com que o cristianismo ainda sim seja a maior religião do País, pelo seu tempo e maior número de adeptos.
Como exemplos de lideranças femininas em algumas religiões de matriz africana, podemos citar:
- Judaísmo: duas mulheres conseguiram atuar como rabinas (professoras da religião), o que era extremamente raro de acontecer até pouco tempo atrás. Uma delas foi Asenath Barzani, no século XVII, e a outra foi Hannah Rachel Verbermacher, no século XIX. Hoje em dia, as mulheres são preparadas para a ordenação por meio de seminários ortodoxos.
- Budismo: Nos tempos atuais, no Tibete, há uma lama budista (mestre da religião) mulher, chamada Khandro Rinpoche. Ela é considerada a reencarnação de uma lama mulher do século XIX.
Veja mais sobre o budismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6219410