Lógica, perguntado por AlyssonBruno, 1 ano atrás

pesquise exemplos das seguintes relações: protocooperação, mutualismo, inquilinismo e comensalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por lanneee
1
MUTUALISMO

O mutualismo caracteriza-se como uma relação entre dois indivíduos de espécies diferentes que vivem obrigatoriamente juntos, ajudando-se mutuamente EX: Liquens – os liquens são associações mutualísticas entre uma alga microscópica e um fungo. Na relação a alga funciona como um organismo autótrofo, capaz de produzir, via fotossíntese, o alimento necessário para nutrir o conjunto alga - fungo.

PROTOCOOPERAÇÃO

A Protocooperação é uma relação harmônica bastante semelhante ao mutualismo, pois os dois envolvidos beneficiam-se. A diferença para o mutualismo está na questão da obrigatoriedade. EX: Crocodilo e Pássaro-palito – Às margens do rio Nilo, na África, os ecólogos perceberam a existência de um singular exemplo de protocooperação entre os perigosos crocodilos e o sublime pássaro-palito. Durante a sesta os gigantescos crocodilos abrem sua boca permitindo que um pequeno pássaro (o pássaro-palito) fique recolhendo restos alimentares e pequenos vermes dentre suas poderosas e fortes presas.

COMENSALIMO

É a relação que se caracteriza por trazer benefícios para uma das partes e ser neutra para a outra parte. Alguns autores generalizam como comensalismo qualquer relação onde ocorra este fenômeno (uma parte é neutra e a outra se beneficia). EX: Tubarão e Peixe Rêmora – O tubarão é reconhecidamente o maior predador dos mares, ou seja, o indivíduo que normalmente ocupa o ápice da cadeia alimentar no talassociclo. Já o peixe-rêmora é pequeno e incapaz de realizar a façanha do predatismo.

INQUILINISMO

O inquilinismo, segundo alguns autores, é considerado um tipo especial de comensalismo (este termo, como explicado anteriormente, refere-se a todas as relações que envolvem um participante que se beneficia e outro que é neutro) onde o objeto central é a proteção e moradia e não o alimento como no caso ANTERIOR. EX: Pepino-do-mar e o Peixe-agulha ou Fieraster – O pepino-do-mar é um equinodermo holoturóide (Classe Holothuroideae) que tem um recurso muito interessante quando está sendo alvo de um predador: ele faz a evisceração, ou seja, para fingir-se de morto junto ao seu predador, o pepino despeja suas vísceras para fora. O predador abandona-o, ou se satisfaz com as vísceras, dando tempo para o lento pepino “sair de fininho” abandonando as vísceras regeneráveis.

Respondido por pabloribeirolr
0

Todas relações citadas, protocooperação, mutualismo, inquilinismo e comensalismo, são exemplos de relações ecológicas que os seres vivos desenvolvem uns com os outros.

Protocooperação é uma relação entre seres de espécies diferentes onde ambos são beneficiados, mas que podem viver de forma independente.

Exemplo: Aves que se alimentam de parasitas em bovinos.

Mutualismo também é uma relação entre seres vivos de espécies diferentes onde ambos são beneficiados, porém, elas podem ou não viver separadamente.

Exemplo: Bactérias fixadoras de N e plantas de soja

Inquilinismo é uma relação em que uma espécie é beneficiada e a outra não é afetada.

Exemplo: Orquídeas e árvores maiores que servem de suporte.

Comensalismo também é uma relação em que uma espécie é beneficiada e a outra não é afetada.

Exemplo: Relação entre a rêmora e o tubarão.

Leia mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/8949309

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes