História, perguntado por gabsbieber, 1 ano atrás

Pesquise em livros didáticos, ou em outras fontes indicadas pelo professor, e faça uma breve caracterizaçao dos seguintes povos
mesopotamicos:sumerios,acadios,amoritas,assirios,caldeus

Soluções para a tarefa

Respondido por andreapuccini
101
Todos são povos da Mesopotâmia, que se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.

Sumérios - viveram antes de 2.000 a.C). Foram, provavelmente, os primeiros a povoar a Mesopotâmia, tendo se estabelecido no Sul, local de pântanos e desertos. Organizaram-se na forma de cidades-Estados, sendo as principais delas: Ur, Uruk, Lagash e Nipur. O governante, denominado Patesi, era, ao mesmo tempo, chefe militar, político e religioso. A economia era baseada basicamente na agricultura e no  comércio. Principal legado: escrita Cuneiforme, que era realizada com de pontas de vime sobre pranchas de argila mole. Foi para o registro de transações comerciais. O fim desta civilização ocorreu em decorrência da rivalidade entre as cidades-Estados, fato que acabou por enfraquecer os sumerianos, tornando-os vulneráveis a invasões. Foram derrotados pelos Acádios.
Acádios
Os Acádios também viveram antes de 2.000 a.C. Constituíam-se em grupos de nômades, vindos da Síria. Estabeleceram-se mais ao norte e fundaram novas cidades, a principal delas Acad. O principal governante foi Sargão I. A economia era baseada também na agricultura e no comércio. Durante esse período, ocorreu a primeira unificação dos povos que vivam na Mesopotâmia. O fim desta civilização ocorreu devido aos ataques constantes do Guti, que vivia nos Montes Zagros. Estando, enfraquecidos por esses ataques, foram então conquistados pelos Amoritas.

Amoritas
Constituíram o Primeiro Império Babilônico (2000 a.C.-1750 a.C.) Eram um povo nômade que vivia no deserto da Arábia. Nessa época, a Mesopotâmia era um grande Império, unificado. O centro administrativo era a Babilônia, localizada nas margens do rio Eufrates. A economia era baseada na agricultura e no comércio. O governante com mais destaque foi Hammurabi, que deixou o principal legado de sua civilização, o Código de Hammurabi, um código de leis que estabelece penalidades para diversos tipos de crimes, tais como domésticos, comerciais, dentre outros, todas elas baseadas na Lei de Talião, que diz  “Olho por olho, dente por dente”. O fim desta civilização ocorreu após a morte de Hammurabi, época em que a Mesopotâmia passou a ser constantemente invadida, até ser conquistada pelos Assírios.

Assírios
Os Assírios viveram entre 1300 a.C.-612 a.C.). Sua principal atividade econômica era o pastoreio. Habitavam as margens do rio Tigre. No final do segundo milênio a.C., iniciaram uma fase de organização militar, visando a expansão de seu domínio. Conquistaram diversas regiões, chegando ao Egito. As principais cidades-estado foram Assur e Nínive. A economia era baseda na agricultura, comércio, pilhagens e tributos que eram pagos pelos povos conquistados. Os principais legados do império Assírio estão ligados aos estabelecimento de novas táticas de guerra. Os principais governantes foram Sargão II e Assurbanipal. O império acabou com a conquista dos Caldeus.

Caldeus
Considerado o Segundo Império Babilônico (612 a.C.-539 a.C.). Os Caldeus fizeram uma reforma na Babilônia, tornando-a sua mais importante cidade-Estado. O governante mais famoso foi Nabucodonosor, que governou durante cerca de 60 anos. Após sua morte, os persas iniciaram a sua dominação. A economia era baseada na agricultura e no comércio. Criaram os Jardins Suspensos da Babilônia. Ao conquistar Jerusalém, deportaram os judeus para a Mesopotâmia, o que ficou conhecido como “O Cativeiro da Babilônia”. Este império terminou com a conquista pelos persas.
Perguntas interessantes