Pesquise em diversos meios de comunicação (jornal, revista, blog e etc.), argumentos falaciosos e identifique o erro de acordo com a relação a seguir:
A) Estereótipo
B) Falso dilema
C) Generalização não qualificada
D) Petição de princípio
E) Apelo à misericórdia
F) Apelo ao público
G) Generalização apressada
H) Falsa analogia.
I) Falácia da ignorância
J) Apelo à autoridade
K) Apelo à autoridade anônima
I) Falsa causa
Soluções para a tarefa
Sobre falácias:
A) Esteriótipo: "Indivíduos com baixo poder aquisitivo não se interessam por assuntos como economia e política, preferindo os fatos que demonstram seu padrão cotidiano."
B) Falso dilema: "Brasil -Ame-o ou deixe-o". Slogan usado pelo governo militar brasileiro na década de 1970.
C) Generalização não qualificada: "No país da fofoca, opinião é tabu" Lobão
D) Petição de princípio: "Advogados são honestos. Sua integridade é comprovada pelo livro Homens e a Lei, obra elogiada sem reservas por sua fidedignidade pelo Professor Ortiz, inquestionavelmente digno de confiança, uma vez que ele mesmo é um jurista proeminente".
E) Apelo à misericórdia: Sobre Suzane Von Richthofen, 17 anos após o assassinato de seus pais: A Suzane guarda uma semelhança com o que a sociedade acha belo e bom. Uma menina branca, loira, rica, é uma moça que não teria problemas e que vira uma assassina. Como alguém que teve tantas condições comete um crime, que não só ultrapassa o limite da lei como também o do sagrado ao matar pai e mãe?
F) Apelo ao público: "Todo bom cristão deve reconhecer a importância da caridade. Você é um bom cristão, não é? Então deve demonstrar seu amor incondicional para com todos"
G) Generalização apressada: "Boris Casoy falou sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da invasão de celulares. "Certamente há muita coisa que esses facínoras ainda não contaram e que precisa ser investigada. Há no meio jurídico quem ache que se o STF mandar fazer uma perícia oficial do material ilegalmente colhido, transforma esse produto ilegal em legal."
H) Falsa analogia. “A gente vê criança pequena botar o dedo dentro do liquidificador e ligar o liquidificador e perder o dedinho. Então, nós vamos proibir os liquidificadores? Não. É uma questão de educação, é uma questão de orientação. No caso da arma, é a mesma coisa. Então, a gente colocou isso [a exigência de cofre] para mais uma vez alertar e proteger as crianças e os adolescentes”, afirmou o ministro Onyx Lorenzoni.
I) Falácia da ignorância : No mundo de Damares, todas as meninas brasileiras engravidam porque decidem iniciar sua vida sexual muito cedo. A ministra, inclusive, faz questão de corrigir quem diz que seu projeto milagroso é sobre abstenção sexual. Para ela, não se trata de abstinência, mas, sim, de autonomia.
J) Apelo à autoridade : "Eu estou plenamente convencido de que o Presidente Lula é um homem honesto e de que ele não tem nenhum envolvimento nesses escândalos" Paulo Maluf sobre a honestidade do então presidente Lula.
K) Apelo à autoridade anônima : "Em meio a notícias sobre a frente extraordinariamente fria que atinge várias regiões dos Estados Unidos, voltaram à tona nas redes sociais comentários questionando o fenômeno do aquecimento global, que boa parte da comunidade científica diz ser causado pela ação humana."
I) Falsa causa: "À medida que o número de casos de coronavírus começa a crescer fora da China, as notícias falsas sobre a epidemia se espalham mais rápido que a própria doença, provocando um perigoso efeito secundário: a xenofobia. A verdade é que o coronavírus não tem passaporte e que o inimigo comum da humanidade não são os chineses, mas sim o transmissor da patologia"
Bons estudos!