Pesquise e resuma:
1) Por que a primeira urina da manhã é bem amarela?
2) Por que devemos ingerir 2 litros de água por dia, para cuidar dos nosso
rins?
3) Urina amarela durante o dia é sinal de que?
4) Explique as seguintes Doenças comuns do sistema urinário.
a) Cálculos renais (pedra nos rins)
b) Infecção renal
c) Cistos renais
d) Insuficiência renal
por favor, alguém me ajuda?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Um tom amarelo-intenso indica que a urina está mais concentrada, uma situação oposta à da urina transparente. Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.
2.Neste período, a regra de consumir — ao menos — dois litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até funcionamento dos rins.
3.A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
4.a) Os cálculos renais, vulgarmente conhecidos por presença de pedras nos rins, atingindo 10% da população, são formados em decorrência de problemas no sistema urinário humano, em razão do aumento de cálcio ou de outros sais (oxalato ou fosfato) na urina por causa de algumas doenças.
b) A insuficiência renal é uma doença sistêmica e é caracterizada pelo fato de o rim deixar de conseguir retirar do organismo os resíduos metabólicos ou realizar suas funções reguladoras.
c) Cistos renais são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem, eventualmente, estar associados a doenças graves, que inclusive comprometem a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.
d) Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, entre elas a de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo e a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo.