Pesquise e relate qual influência dos hábitos europeus estão presentes no seu modo de vida.
Soluções para a tarefa
Resposta: ok então né é só pesquisar mais tudo bem
Explicação: Não é segredo para ninguém que, sob muitos aspectos, o Brasil é formado com influência de muitos imigrantes, principalmente europeus. Por isso, há uma grande influência europeia na cultura brasileira que moldou a nação e contribuiu com vários hábitos e costumes que temos hoje.
Desde 1500, quando Portugal percebeu a terra abundante que havia por aqui, holandeses, espanhóis e até franceses ficaram interessados em pegar um pedaço. As marcas dessa história podem ser percebidas até hoje em certos locais pelo país afora. E a vinda de europeus não parou por aí: após a colonização e durante o período de Primeira e Segunda Guerra Mundial muitos vieram fugidos, buscando apenas um lugar para recomeçar.
O fluxo agora é o contrário e muitos brasileiros querem viver na Europa, onde sonham em recomeçar a vida. Apesar de ser uma mudança que para alguns possa ser bem radical, a herança deixada pelos europeus para nós brasileiros pode ajudar na adaptação de quem pretende se mudar para o Velho Continente.
Raízes da influência europeia na cultura brasileira
A maior influência que a cultura brasileira sofreu veio dos portugueses, é claro. Eles chegaram às terras tupiniquins por volta de 1500 e só começaram de fato a colonização do Brasil 30 anos depois da primeira visita.
O primeiro objetivo dos portugueses por aqui foi iniciar o plantio de cana-de-açúcar – uma iguaria bastante valorizada e cara ao redor do mundo.
Influência portuguesa é notória
A maior prova de que os portugueses foram os que mais influenciaram na construção da cultura brasileira miscigenada é a língua que falamos hoje. O português do Brasil nada mais é do que uma variação do português de Portugal, idioma trazido e implementado durante os 322 anos de colonização.
O interesse em terras boas para o cultivo de cana se estendeu por países como França e Holanda que não tardaram em cruzar o atlântico até aqui. As cidades de Salvador, Santos, São Luís e Rio de Janeiro foram palco de algumas batalhas que envolveram portugueses, franceses, holandeses, espanhóis e índios.
Algumas ocupações que duraram mais tempo deixaram marcas que estão presentes nas sociedades locais até hoje.
Influência francesa
Como exemplo, é possível citar a própria cidade de São Luís do Maranhão, única cidade brasileira fundada por franceses durante os anos de 1612 a 1615. As raízes da colonização plural que o território do Brasil recebeu se estendem até hoje e permeiam aspectos arquitetônicos, culturais, econômicos entre tantos outros.
Apesar da colonização ter sido bem importante para a construção de uma identidade nacional cheia de influências europeias, foi com a chegada da família real e com a transferência da corte em 1808 que a miscigenação e incorporação de costumes se intensificou.
Influência portuguesa na cultura brasileira
O aumento do número de europeus, principalmente portugueses, em território brasileiro ocorreu a partir do século XVIII, durante a corrida do ouro. O fluxo de imigrantes aumentou ainda mais com a chegada da família real em 1808 e a partir daí muitas influências europeias passaram a fazer parte da cultura brasileira.
Influência na língua e religiosidade
Como a língua portuguesa já estava bastante consolidada entre os brasileiros que viviam por aqui, a corte e os portugueses iniciaram um trabalho de europeização da capital Rio de Janeiro. A construção de um maior número de igrejas e o festejo de comemorações católicas, é claro, se intensificou.
A religião católica é, junto da língua portuguesa, uma das maiores heranças culturais deixadas pelos colonizadores. Não é a toa que hoje comemoramos festas como São João e Carnaval, entre outras festividades que fazem parte do calendário religioso.
Influência na culinária
Outro aspecto bastante marcante da cultura brasileira que foi introduzido e miscigenado com a chegada dos portugueses são alguns clássicos culinários. É importante observar que a família real possuía sua própria cultura portuguesa e tradições totalmente adaptados à Europa. Entretanto, ao se mudarem para o Brasil, se viram forçados a realizarem modificações para sobreviverem por aqui.
Foram essas adaptações que formaram a cultura brasileira que se conhece hoje. Como grande exemplo de uma adaptação culinária é possível citar a criação da cachaça. A aguardente tão comum no Brasil nada mais é que uma substituição que os portugueses encontraram para a bagaceira – típica bebida a base de uvas.
Conheça as comidas típicas de Portugal nesse artigo e veja as semelhanças e diferenças com a brasileira.
ESPERO TER AJUDADO SE AJUDEI DND
Resposta:
Um resumo com os pontos mais importantes
Explicação: O Brasil é formado com influência de muitos imigrantes, principalmente europeus. Existe influência europeia no idioma, na culinária e na religiosidade. A religião Católica e o idioma Português foram as maiores heranças deixadas pelos europeus, não é a toa que hoje em dia comemoramos festas como São João e Carnaval, entre outras festividades que fazem parte do calendário religioso.
Espero ter ajudado :)