pesquise e registre no seu caderno o significado dos termos Darwinismo Social miscigenação Eugenio e teoria científica
Soluções para a tarefa
O Darwinismo social envolve uma série de fatores que dizem respeito a superioridade ou não de um povo.
Nesse sentido, tal teoria se baseia na obra de Darwin sobre a questão da evolução do homem enquanto um ser biológico.
Importante notar assim que durante muito tempo se convencionou a dizer que haveria uma ração superior ente os homens.
No entanto, tal fator não se verifica tendo em vista que todos devem ser tratados de forma igual no sentido biológico.
espero ter ajudado!
Resposta:
Etnocentrismo é a maneira de enxergar e avaliar outra etnia e sua cultura (hábitos, religião, idioma e modos de viver), tendo por referência a sua própria etnia e cultura. A visão etnocêntrica de mundo não permite reconhecer a alteridade, uma vez que estabelece como ponto de partida, a sua própria cultura para quantificar e qualificar as outras culturas. De maneira genérica, o termo etnocêntrico indica a sua superioridade em relação aos demais grupos étnicos.
Miscigenação – ou mestiçagem consiste na mistura de diferentes etnias e povos, na qual homens e mulheres miscigenados são multirraciais, apresentando características físicas de cada uma das etnias que descendem. O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço. Mundialmente, o conceito de miscigenação é considerado a partir da união entre as três etnias existentes no planeta: brancos, negros e amarelos. Estima-se que, na atualidade, grande parte da população tenha algum grau de miscigenação, principalmente devido ao fenômeno da globalização que facilitou a locomoção das pessoas entre os diferentes pontos da Terra.
Darwinismo Social é o nome dado às correntes de pensamento surgidas a partir da segunda metade do século XIX, baseadas na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Tais pensamentos aplicaram o evolucionismo biológico de Darwin às ciências sociais, defendendo a ideia de povos ou raças “superiores” e “inferiores” e que estes estão naturalmente destinados a serem subjugados ou a desaparecerem. A ideia de “raça superior” do Darwinismo Social serviu para justificar políticas de conquista, exploração e extermínio de povos considerados “inferiores”. Esse conceito sustentou o racismo, o imperialismo, o fascismo, o nazismo e a eugenia (termo elaborado em 1883 por Francis Galton, que tem como significado "bem nascido". Para o autor, o conceito de eugenia foi estruturado a partir de estudos relacionados à políticas de controle social, que defendiam que este controle poderia melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, sendo elas físicas ou mentais. Podemos então concluir que a eugenia é uma teoria baseada na genética com o objetivo de criar seres humanos melhorados a partir do controle genético dos mesmos. A sequência desses “aprimoramentos” levaria a melhorias de ordem social, psicológica, econômica e cultural.
Teoria Científica – Trata-se do conjunto de hipóteses que formam ou descrevem um conceito e seus desdobramentos que procedem de um sistema dedutivo, isto é, uma conclusão lógica de um determinado raciocínio, considerando suas inúmeras premissas.
Explicação: