História, perguntado por murilovijalesh, 11 meses atrás

Pesquise e faça uma lista das espécies humanas conhecidas até o momento, onde elas viveram e quando elas existiram e quando foram extintas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellesouzamacedo8
5

Australopithecus anamensis - Os primeiros fósseis dessa espécie foram dentes, achados em 1988 na Baía de Allia, no Quênia, na África. Em 1994, cientistas encontraram nove fósseis em Kanapoi, também no Quênia. A espécie, que recebeu esse nome em agosto de 1995, viveu na Terra há entre 4,2 milhões e 3,9 milhões de anos. Seus dentes eram muito similares aos dos macacos, mas seu corpo se assemelhava mais aos humanos.

Australopithecus afarensis - A espécie viveu há entre 3,9 milhões e 3 milhões de anos atrás. Esse hominídeo tinha uma face semelhante à dos macacos, com testa baixa, nariz chato e queixo pequeno. Eles tinham maxilares projetados para as laterais, com largos dentes posteriores. No entanto, pélvis e pernas eram parecidas com a dos seres humanos mais modernos, não deixando dúvidas de que era bípede.

Kenyanthropus platyops - A espécie foi identificada em 2001, depois que cientistas encontraram no Quênia parte de um crânio de cerca de 3,5 milhões de anos. O tamanho do crânio era similar ao A. afarensis e ao A. africanus, mas a apresentava uma face mais larga e achata e dentes pequenos.

Australopithecus africanus - A espécie viveu há entre 3 milhões e 2 milhões de anos. Esse hominídeo era similar ao A.afarensis e também era bípede, mas o tamanho do corpo desse homem primitivo era um pouco maior. O cérebro dos representantes dessa espécie era um pouco maior do que os dos chimpanzés, mas ainda não havia as áreas necessárias para a fala.

Australopithecus garhi - A espécie ganhou nome em abril de 1999. Cientistas encontraram partes do crânio, bastante diferente do de espécies de Australopithecus previamente conhecidas. Seus dentes são extremamente grandes e a morfologia do crânio é bastante primitiva. A espécie apresentava os ossos úmero e fêmur parecidos com os dos humanos modernos.

Australopithecus aethiopicus - A espécie existiu entre 2,6 milhões e 2,3 milhões de anos atrás. Ela foi descoberta pelo paleontólogo Alan Walker. Esse hominídeo possuía um cérebro pequeno.

Australopithecus robustus - Viveu entre dois milhões e 1,5 milhões de anos e apresentava constituição física semelhante ao do A. africanus. Sua face era achatada e possuía dentes relativamente pequenos. Estudos realizados com os fósseis encontrados sugerem que eles já usavam ferramentas para escavar.

Australopithecus boisei - Existiu há entre 2,1 milhões e 1,1 milhão de anos e apresentava características semelhantes ao A. robustus. Mas o rosto e os dentes eram maiores. Alguns especialistas acreditam que o A. boisei e o A. robustus são variantes da mesma espécie.

Homo habilis - A espécie recebeu um nome que significa "homem habilidoso" devido às ferramentas encontradas junto aos fósseis. Esse hominídeo viveu há entre 2,4 milhões e 1,5 milhão de anos. Seu rosto ainda é primitivo, os dentes posteriores são pequenos, mas ainda mais largos do que os dos humanos modernos. O cérebro é um pouco maior do que a do Australopithecus e sua forma já apresenta características mais humanas. A espécie já apresenta áreas que permitem a fala, indicando que o H. halibis pode ter sido capaz de se comunicar de maneira rudimentar.


kikasyaoo123: mas já?
murilovijalesh: obrigado
isabellesouzamacedo8: Não terminei todos
isabellesouzamacedo8: Homo erectus - Viveu há entre 1,8 milhão de anos e 300 mil anos. Como o H. habilis, apresentava dentes proeminentes com grande molares, queixo pequeno e crânio grande e longo. O esqueleto é mais robusto do que os dos homens modernos, o que indica que a espécie era mais forte.
isabellesouzamacedo8: Homo ergaster - Alguns cientistas classificam alguns H. erectus da África como parte de uma espécie distinta, denominada Homo ergaster. Ele apresenta algumas diferenças em relação ao H. erectus asiático, uma vez que asiático tinha um cérebro maior.
kikasyaoo123: ksksks nossa
isabellesouzamacedo8: Homo antecessor - Foi identificado em 1997, depois que fósseis foram encontrados no sítio arqueológico da Caverna de Atapuerca, na Espanha. Os fósseis tinham cerca de 780 mil anos, o que fazem deles os hominídeos mais antigos já encontrados na Europa. A área central do rosto da espécie parece bastante moderna, mas outras partes do crânio - como os dentes e a testa - são bastante primitivas.
isabellesouzamacedo8: Homo sapiens ou heildelbergensis - As formas arcaicas do Homo sapiens começam a aparecer há cerca de 500 mil anos. O tamanho do cérebro era maior do que o do H. erectus e menor do que a maioria dos homens modernos. O crânio também é mais arredondado.
isabellesouzamacedo8: Homo sapiens neanderthalis - O homem de Neanderthal existiu há entre 230 mil e 30 mil anos. Em geral, o tamanho do cérebro é maior do que o dos seres humanos modernos. Sua estatura é menor, feita para enfrentar o clima frio da Europa. Sua face era alongada e o queixo pequeno. A espécie chegou a coabitar a Terra com os Homo sapiens sapiens, mas desapareceu. Os cientistas ainda desconhecem o motivo da extinção.
isabellesouzamacedo8: Homo sapiens sapiens - Os primeiro homens modernos apareceram há cerca de 120 mil anos. Sua testa é definida e tem o queixo proeminente. Há 40 mil anos, a espécie começou a criar ferramentas de trabalho mais sofisticadas, usando uma grande variedade de materiais. Nos últimos 20 mil anos, os homens modernos começaram a criar arte, decorando ferramentas, desenhando figuras em cavernas e construindo instrumentos musicais.
Perguntas interessantes