História, perguntado por camillyvilhena87, 7 meses atrás

Pesquise e faça uma descrição de três lendas amazônicas

Soluções para a tarefa

Respondido por Lyyyyn
1

Explicação:

Curupira

Conhecido como o guardião da floresta e protetor da fauna e da flora, apresenta-se sob a forma de um menino endiabrado de cabelos vermelhos, pés virados para trás, com muitos pelos por todo o corpo e sem órgãos sexuais. É temido por castigar predadores e caçadores, principalmente os que caçam por esporte e não por necessidade, fazendo-os se perderem na floresta pra sempre.

____

Nos mitos brasileiros, o Anhangá (ou Anhanga) era um espírito poderoso, que protegia as matas, os rios e os animais selvagens.

Geralmente, aparecia como um veado enorme, de coloração branca, olhos vermelhos como o fogo e chifres pontudos. Mas também podia ser um tatu, homem, boi ou pirarucu.

Diz a lenda que o Anhangá punia caçadores que maltratavam os animais e a floresta. Os invasores podiam levar pauladas invisíveis, chifradas e coices, ou cair no encanto de ilusões mágicas, perdendo-se na mata ou coisa pior.

_____

Os caboclos contam que dentro da floresta vive o Mapinguari, um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo. Para uns, ele é realmente coberto de pelos, porém usa uma armadura feita do casco da tartaruga. Para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré.Há quem diga que seus pés têm o formato de uma mão de pilão. O Mapinguari emite um grito semelhante ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida.A criatura é feroz e não teme nem caçador, porque é capaz de dilatar o aço quando sopra no cano da espingarda.

Perguntas interessantes