Pesquise e explique no mínimo sete PRAGAS que podem atacar os vegetais e dê exemplo dos vegetais que atacam
ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
pragas de vegetais:
PUGÕES
COCHONILHAS
ÁCAROS
LAGARTAS
NEMATOIDES
ATACAM FLORES E PLANTAS
suas principais células (polar, Ferrel e de Hadley). Faça os registros em seu caderno.
O mecanismo básico desse fenômeno opera da seguinte forma: o ar mais frio é mais pesado e costuma descer, o ar quente é mais leve e costuma subir, o que propicia a movimentação e formação dos ventos
A lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) se alimentam das áreas centrais das folhas, mas deixam as nervuras intactas.
A lagarta rosca (Agrotis ipsilon) vive enterrada no solo, à pequena profundidade, junto às plântulas. Sai a noite para cortar as plântulas rente ao solo. Em plantas mais desenvolvidas pode provocar o sintoma de “coração morto”, ao abrir galerias, ou provocar o perfilhamento excessivo destas, gerando uma touceira. Sua ocorrência pode estar associada a presença de plantas hospedeiras na lavoura antes da semeadura, como língua-de-vada e caruru.
A lagarta militar (Spodoptera frugiperda) ataca preferencialmente o cartucho, mas também podem ser encontradas atacando plântulas, com hábito semelhante ao da lagarta rosca, espigas e, também, perfurando a base da planta, atingindo o ponto de crescimento e provocando o sintoma de "coração morto", típico da elasmo.
Os tripes (Frankliniella schultzei) atacam as folhas, alimentando-se da seiva das plantas, provocando o dobramento dos bordos para cima e a descoloração esbranquiçada. Quando o ataque ocorre nas inflorescências, a descoloração é avermelhada e pode resultar em esterilidade das espiguetas. Os maiores danos são provocados pela transmissão do vírus vira-cabeça, que os tripes liberam ao sugarem a seiva da planta. Os sintomas na planta doente são facilmente identificáveis: folhas bronzeadas, caule com faixas escuras, frutos com manchas amareladas e curvamento dos ponteiros das plantas, sendo que esse último é a razão do nome da doença.
A vaquinha verde amarela (Diabrotica speciosa) se alimenta das raízes e interfere na absorção de nutrientes e água, e também reduz a sustentação das plantas. O ataque ocasiona o acamamento das plantas em situações de ventos fortes e de alta precipitação pluviométrica.
A mosca branca (Bemisia tabaci) têm ação toxicogênica, sendo que os maiores prejuízos são devidos a transmissão de viroses. Para o feijoeiro é transmissor do vírus do mosaico dourado e do mosaico anão. São mais prejudiciais no período do florescimento.
O curuquerê (Alabama argillacea) atacam as folhas das plantas, devorando-as quase totalmente, podendo atacar também as nervuras maiores e pecíolos. Completando o período larval, as lagartas dobram os bordos das folhas, prendendo-os com fios de seda, e se abrigam ali para transformarem-se em pupa. Possivelmente, tal comportamento pode ser uma estratégia para a manutenção da umidade durante essa fase e também para proteção contra inimigos naturais.
suas principais células (polar, Ferrel e de Hadley). Faça os registros em seu caderno.