Pesquise e escreva um nome de um artista brasileiro e o nome de sua obra de maior sucesso (pintura, música, quadro, etc.) nas áreas artísticas abaixo:
Teatro:
Pintura:
Dança:
Música:
Me ajudem !!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Teatro: Marco Nanini
Muito conhecido na tevê aberta brasileira e também reconhecido por seus papeis em longas, a exemplo, o “Auto da Compadecida”, Nanini é também diretor e produtor teatral e tem uma carreira de mais de cinquenta anos nos palcos brasileiros.
Pintura: Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo conhecido como Di Cavalcanti nasceu no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor pintor brasileiro na Bienal de São Paulo de 1953, e foi um dos idealizadores da Semana de 22. Também teve contato com diversos pintores internacionalmente conhecidos como Picasso e Matisse, em suas viagens pela Europa. Gostava de pintar festas populares, favelas, operários, em telas que passavam uma constante sensação de alegria e celebração.
Suas obras mais importantes são Cinco Moças de Guaratinguetá (1930), Aldeia de Pescadores (1950) e Carnaval (1972).
Dança: Antonio Nóbrega
Antonio Carlos Nóbrega de Almeida (Recife, Pernambuco, 1952). Dançarino, músico, cantor e instrumentista. Filho de pais médicos, aos 12 anos dá início aos estudos de música erudita na Escola de Belas Artes do Recife. Com o professor catalão Luís Soler (1920-2011) aprende a tocar violino, seu primeiro instrumento, e com a brasileira Arlinda Rocha estuda canto lírico. Ele e as três irmãs mantêm um conjunto amador de música popular que toca nas rádios e na televisão, além de se apresentar em casamentos e festas. Nos anos 1960, inicia a carreira profissional na Orquestra de Câmera da Paraíba, em João Pessoa, e participa como convidado da Orquestra Sinfônica do Recife, realizando concertos como solista.
Em 1970, em Recife, integra o Quinteto Armorial como instrumentista e compositor, a convite do escritor Ariano Suassuna (1927).
Música: Chiquinha Gonzaga
Pianista, compositora e maestrina, Chiquinha Gonzaga foi uma mulher muito a frente do seu tempo. Filha de um primeiro-tenente com uma mestiça, filha de escrava, Chiquinha enfrentou o preconceito desde cedo ao ser rejeitada pela família do pai. Mas mesmo assim nunca se abateu - a sua criação foi no meio das crianças burguesas, com o melhor que a educação de elite poderia oferecer.
Chiquinha ganhou de presente de casamento um piano, e foi nele que começou a compor valsas e polcas, contra a vontade do primeiro marido que o queria afastar da música. A moça acabou por se divorciar do pai dos seus filhos para seguir o seu sonho na música.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga entrou no imaginário coletivo com a sua composição Ô abre alas, mas o seu trabalho foi muito além da criação da marchinha carnavalesca.