pesquise e escreva sobre a dispersão e germinação de sementes
Soluções para a tarefa
A disseminação ou dispersão de sementes é de grande importância para a reprodução de muitas espécies vegetais. Existem vários mecanismos, que fazem a semente desenvolvida se espalhar pelo meio ambiente para que ocorra a reprodução da planta. ... Dessa forma, são ampliadas as chances de preservação da espécie.
Os animais frugívoros são aqueles que se alimentam de frutos, sem danificar a semente. Sendo assim, pelas suas fezes, conseguem dispersar as sementes da planta ingerida, que poderão germinar quando depositadas em local propício.
Como é feita a dispersão de sementes?
O vento é um importante agente dispersor de sementes. Entretanto, ele não consegue dispersar qualquer estrutura. Assim, são necessárias adaptações nessas estruturas para favorecer o voo delas. As sementes de orquídeas, por exemplo, são leves e transportadas como poeira.
A água também é um agente dispersor importante de frutos e sementes. Geralmente, a água é responsável por transportar essas estruturas de plantas que crescem próximas a rios e lagos. Assim como na dispersão pelo vento, frutos e sementes apresentam características que permitem seu transporte pela água.
Os animais são importantes dispersores de frutos e sementes. Esses organismos vivos geralmente dispersam frutos carnosos, adocicados e de coloração viva e atraente, que são frequentemente ingeridos e as sementes são lançadas no meio. Algumas vezes, o animal libera a semente após comer o fruto. Em outros casos, as sementes são liberadas nas fezes ou, ainda, regurgitadas por esses agentes. Muitas vezes, essa digestão parcial é fator importante para possibilitar que a semente brote. Entretanto, esse tipo de dispersão de frutos e sementes não ocorre apenas por causa da necessidade de ingestão desses agentes. Alguns frutos apresentam estruturas como espinhos e ganchos que ajudam a aderir no pelo ou nas penas de animais e, assim, transportar as sementes.
Autodispersão
Algumas plantas dispersam suas sementes de maneira própria, sem a necessidade da ação de um agente. Esse é o caso, por exemplo, da planta conhecida como maria-sem-vergonha, que possui um fruto que se abre rapidamente e lança as sementes a uma considerável distância.
Espero que tenha ajudado >.<
Se ficou muito grande é só vc fazer um resumo, pegando as partes que você achar mais importante para a sua pesquisa.
Bons estudos!