Pesquise e escreva o que é CRUZAMENTO TESTE e para que é utilizado. Dê exemplos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na genética, o cruzamento teste ou retrocruzamento , concebido por Gregor Mendel, é feito para determinar se um indivíduo exibindo um caráter biológico dominante é homozigoto ou heterozigoto para aquele caráter. Simplificadamente, cruzamentos testes determinam o genótipo de um indivíduo com um fenótipo dominante.
Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chamado quadro de Punnett. Desenvolvido pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967), esse quadro é uma espécie de tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir os genótipos dos descendentes.
Em estudos de ligação fatorial a distância entre genes é medida pela freqüência de gametas recombinantes. Assim, para se estimar a freqüência de cada gameta produzido por um duplo heterozigoto, com genes ligados, realiza-se o cruzamento teste. O testador, sendo recessivo, permite a manifestação de genes vindos do duplo-heterozigoto e a freqüência dos indivíduos formados refletem a freqüência de seus gametas.
Em estudos de identificação de genótipos, o cruzamento teste também tem sua importância. Consideraremos uma certa doença em uma espécie, sendo a resistência, determinada por A- (AA ou Aa) e a susceptibilidade, determinada por aa. Tendo-se um indivíduo com fenótipo dominante (resistente) surge a dúvida de que se trata de um homozigoto ou de um portador da forma alélica indesejável. A identificação do verdadeiro genótipo torna-se possível analisando a descendência do cruzamento teste, pois existem duas possibilidades:
a) Se surgirem só descendentes resistentes, conclui-se que o indivíduo é AA;
b) Se surgirem descendentes resistentes e susceptiveis, conclui-se que o indivíduo é Aa.
Explicação: