História, perguntado por cristinaalaysee, 11 meses atrás

Pesquise e escreva no caderno as principais ideias defendidas durante o processo de descolonização da América espanhola pelos personagens abaixo:
Toussaint Louverture, Simón Bolívar, José de San Martín, Revolta de Túpac Amaro, Movimento Comunero. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
101

As principais ideias defendidas no contexto  da Independência das Américas eram aquelas que podemos associar ao Iluminismo: defesa da liberdade como princípio político e da República como modelo de governo.

Esta liberdade, no caso das colônias, se daria por meio da expulsão das forças coloniais europeias (Espanha, Inglaterra e Portugal) e pela formação, no lugar destes poderes, de governos mantidos pelos locais, em uma forma de garantir que os interesses dos governados fossem atendidos pelos governantes.

Respondido por cupidyeri
154

toussaint louverture

• Em 1801, o líder haitiano libertou os escravos da porção espanhola da ilha (a atual República Dominicana). A característica peculiar do processo de independência do Haiti foi a participação maciça dos negros, que defendiam a liberdade, a igualdade e o direito à propriedade de terras.

simon bolívar

• Bolívar via como necessária não só uma nação independente mas também democrática. ele propôs também a união dos povos entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos. simon também foi um grande defensor da separação do Estado e da religião.

josé de san martín

• Em março de 1812 retorna para a Argentina para se juntar aos movimentos pela independência, dando início à luta de libertação nacional, que conseguiu assegurar com a vitória de San Lorenzo em 1813.

revolta de túpac amaru II

• Túpac Amaru conseguiu consolidar sua autoridade armando numerosos exércitos e atraindo povos autóctones, mestiços, crioulos, pobres e pequenos mesteirais para a sua causa.

movimento comunero

• A revolta dos Comuneros foi uma revolta de 1781 dos habitantes do Vice-Reino de Nova Granada contra as autoridades espanholas. Se bem que as causas subjacentes pudessem ter sido económicas, os ideais de liberdade e autonomia governamental estiveram bem presentes. A revolta precedeu a luta no século XIX para a libertação do colonialismo espanhol.


gabrielegomes86: obrigad!!!!
gabrielegomes86: obrigad!!!!
gabrielegomes86: valeeoo, ótima resposta!
Perguntas interessantes