pesquise e elabore a biografia de um dos quatro pensadores iluminista?
Soluções para a tarefa
Estudou Biologia, Geologia e Física. Com 27 anos de idade escreveu uma dissertação sobre a política dos romanos na religião. Também escreveu sobre ciências naturais e sobre doenças, como a função das glândulas renais. Herdou o título de nobreza e uma propriedade rural produtora de vinho, que manteve pelo resto da vida.
Montesquieu era defensor da liberdade religiosa, embora não fosse religioso. Porém, criticava o abuso da igreja, e o poder autoritário e os excessos cometidos no reinado de Luís XVI, o que registrou no livro “Cartas Persas” (1721).
O livro mais importante de Montesquieu é “O Espírito das Leis” (1748), onde defendeu que toda forma de governo deveria obedecer às leis e não à vontade do monarca e da religião. Elaborou nessa obra a divisão que existe em todos os governos liberais e democráticos: os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.Dessa forma, o governante seria um simples executor da vontade da sociedade, conforme as leis redigidas por um corpo de legisladores e julgados pelos tribunais, o que limitaria o poder absolutista dos reis. Também pregava a necessidade de um conjunto de leis que expressassem os valores de toda a sociedade e que fossem obedecidas inclusive pelos governantes: seria a Constituição de um Estado.
Charles Louis de Secondat, Barão de La Brède e de Montesquieu faleceu em Paris, França, no dia 10 de fevereiro de 1755.
Voltaire e o Iluminismo
O iluminismo foi uma corrente filosófica iniciada na Europa, conhecida pela defesa da separação entre o Estado e a Igreja, bem como pela defesa das liberdades individuais e da utilização da razão como meio para atingir-se o conhecimento.
Dentre os filósofos dessa conte pode-se citar o francês François-Marie Arouet, conhecido popularmente pelo pseudônimo de Voltaire. Além de destaque iluminista, Voltaire era também escritor e ensaísta.
Voltaire era um ferrenho defensor do Estado laico, além de fazer duras críticas ao absolutismo. Além da defesa à liberdade de pensamento, o filósofo também defendeu a liberdade religiosa, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão.
Dentre as principais obras de autoria de Voltaire, cita-se Cartas filosóficas, 1734 e Édipo, 1718.
Veja mais sobre o iluminismo:
https://brainly.com.br/tarefa/20532965