Português, perguntado por vitoriasantos5931, 10 meses atrás


- Pesquise e apresente o conceito e um (1) exemplo que caracterize cada uma das etapas/fases do desenvolvimento moral para Piaget.

- Pesquise e apresente no mínimo três (3) atividades que devem ser desenvolvidas pelos educadores e pais/responsáveis para que o desenvolvimento moral ocorra de forma saudável e positiva.

Alguém me ajude , por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
3

Olá,

Jean Piaget desenvolveu importante teoria sobre o desenvolvimento humano, ao introduzir um novo olhar, uma linha interacionista, para as Teoria de Psicologia em geral, unificando correntes distintas do pensamento, o materialismo e o idealismo. Piaget, ao considerar insuficiente estas duas posições, conceitua a epigênese, onde o conhecimento não tem origem nem na experiência único dos objetos, nem é pré-inata, mas advêm de sucessivas construções elaboradas constantemente em novas estruturas.

Dividiu o crescimento humano em 4 períodos:

1.  o sensório-motor (0 a 2 anos). Período em que a criança compreende o mundo pela experiência sensorial e atividade física. É o aprimoramento dos reflexos inatos. Reflexos simples como sugar: segue objetos em movimento.

2. o pré-operatório (2 a 7 anos). Período em que entende o mundo através da linguagem e imagens mentais. Pensamento egocêntrico, pois utiliza suas próprias experiências para formular pensamentos: usam de personificação, atribuindo qualidades humanos a seres inanimados.

3. operações concretas (7 a 11 ou 12 anos). Período do início do pensamento lógico porém de forma concreta. Aplica a lógica a objetos físicos. Identificam categorias e classes para resolução de problemas: reversibilidade, objetos se alteram e podem voltar a forma original.

4. operações formais (de 11 ou 12 anos em diante). Período de entendimento hipotético e raciocínio científico. Inclui raciocínio lógico e abstrato. Formula hipóteses: aprende idéias completas e gerais.

A família, sendo o primeiro contato social de uma criança, constitui fonte de alegria e satisfação, do reconhecimento das qualidades das crianças e estimulando atitudes positivas entre os familiares e pessoas próximas. A escola passa a ser continuidade desde aprendizado, porém a disciplina e a socialização, o reconhecimento do outro como semelhante, precisam ser adquiridos. A escola deve ser também um ambiente de alegria e de prazer em aprender. Para tanto, família e escola devem juntar esforços na construção de um bom filho e aluno capaz.

1. participação dos pais em eventos escolares, palestras, feiras, etc;

2. colaboração dos familiares em tarefas escolares de pesquisas e científicas;

3. troca constante de forma colaborativa entre pais, professores e diretores de escola.



Respondido por darknessgamertwo
0

Resposta:

1. Piaget foi um dos primeiros psicólogos a estudar  o desenvolvimento da moralidade da criança e do adulto. Para ele, a moral é formada por um conjunto de regras e moralidade é a assimilação, a incorporação das regras pelo indivíduo. Estudou essa questão em dois níveis: a consciência, a percepção das regras e a prática, o uso destas regras pelo indivíduo.

Para Piaget, as crianças de 0 a 12 anos passam por duas fases de moralidade: a autonomia, quando a aceitação das regras pelo indivíduo ou grupo é livre, e a heteronomia, quando a aceitação é por imposição de adultos. Observando o comportamento das crianças durante jogos, percebeu estágios diferentes de conhecimentos e de aceitação das regras:

1° estágio - crianças até 2 anos: não existe consciência de regras, as crianças simplesmente jogam;

2° estágio - crianças de 2 a 6 anos: observam e percebem as regras, incorporando sem julgamento, porém jogam para si mesmas, como atividade prazerosa;

3° estágio - entre os 7 e 10 anos: conhecem regras e consenso comum. São competitivas e ainda movidas por heteronomia, reconhecem as regras como sagradas e necessárias, vigiando uns aos outros no cumprimento das regras estabelecidas;

4° estágio - entre 11 e 12 anos: desenvolvem o raciocínio abstrato e regras totalmente assimiladas. Questionam e discutem sobre as regras estabelecidas. É o início da autonomia.

2. Através da cooperação família-escola, em oficinas que trabalhem esporte, cultura e saúde.

Criação de grêmios ou associações, dando representatividade aos alunos, mediados por professores e a comunidade escolar.

Confraternizações, palestras e atividades entre família, escola e comunidade. Valorizando a família na formação da aprendizagem e o da escola, em seu aspecto socializador de conhecimento e de suas relações.

Vale destacar ainda, o hábito da leitura, o uso regrado de acesso aos meios de comunicação, incluindo o acesso a internet, fiscalizando o conteúdo visualizado pelas crianças e principalmente, a conduta moral exemplar, quando as regras criadas em consenso, são respeitadas por pais, professores e alunos.

Perguntas interessantes