Pesquise dois representantes do Afrofuturismo na Bahia (pode ser na música, no teatro, no cinema, nas artes plásticas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:E aí, você ficou impactado por Pantera Negra, de 2018, que se tornou o primeiro filme exibido nos cinemas da Arábia Saudita em 35 anos? Muito além de apenas um "filme de super-herói", Pantera Negra é um autêntico representante do afrofuturismo para as massas, abordando cultura africana e embates sociais com as vestes da ficção científica.
Explicação:
Mas o que é o afrofuturismo, como ele surgiu, que outras obras fazem parte do movimento, e por que ele é algo tão relevante em pleno século XXI?
Filmes, Séries, Musicas, Livros e Revistas e ainda frete grátis na Amazon por R$ 9,90 ao mês, com teste grátis por 30 dias. Tá esperando o quê?
Bê-a-bá afrofuturista
Mais do que um gênero artístico, o afrofuturismo é um movimento estético, social e cultural, combinando elementos da ficção científica com história, fantasia e temáticas não-ocidentais com o objetivo de retratar os dilemas negros e, ainda, interrogar eventos históricos relacionados ao racismo global.
Para Kênia Freitas, curadora da mostra Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica (que aconteceu em São Paulo anos atrás), o afrofuturismo "é um movimento que abrange diversas narrativas de ficção especulativa – aquela que se propõe a especular sobre o futuro e o passado –, sempre da perspectiva negra, tanto africana quanto diaspórica". Ainda, a escravidão fez com que negros se sentissem "verdadeiros alienígenas", uma vez que eram incapazes de se comunicar em uma língua desconhecida para eles, tornando-os ainda mais vulneráveis. Sendo assim, "somos descendentes deste processo de alienação, e se apropriar da escravidão para criar algo novo, como uma narrativa de ficção especulativa, é comum no afrofuturismo", explica Kênia.
Resposta:
Obrigado pela ajuda
Obrigado pela ajuda
Explicação:
Obrigado pela ajuda