Sociologia, perguntado por mariachagas19, 8 meses atrás

Pesquise dados sobre como funciona o processo de adoção de crianças no Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaplcarvalho0701200
3

Resposta:  O Brasil tem atualmente 4,9 mil crianças e adolescentes para a adoção. A legislação brasileira define critérios para que pessoas interessadas adotem. Cada estado apresenta sua especificidade no processo, mas alguns pontos são comuns.

O primeiro passo para quem quer adotar é procurar a Vara de Infância e Juventude (VIJ) da sua região. Lá, a pessoa obterá informações específicas sobre o processo na sua comarca. Além disso, apresentará uma lista de documentos, como cópia dos documentos pessoais – CPF, identidade, certidão de casamento ou união estável (se for o caso) –, comprovante de residência, comprovante de bons antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental.

Após protocolar a inscrição, a pessoa – ou casal – deve participar de um curso de preparação psicossocial e jurídica voltada para adoção. Nesse curso, os candidatos a adotantes adquirem uma noção mais ampla da importância da preparação emocional de toda a família e de todas as mudanças que virão com a chegada de um novo integrante.

Após o curso, a pessoa se submete a uma entrevista com psicólogos e assistentes sociais que assessoram o juiz da Infância e Juventude. Essa entrevista é feita para que o juiz, através de seus assessores, conheça melhor aquela família e as relações que são vivenciadas por ela. É também nessa etapa que os postulantes à adoção especificam o perfil de jovem que querem adotar.

O juiz será o responsável por aprovar ou não o nome daquela pessoa ou casal como candidatos a adotar uma criança ou adolescente. Em caso de aprovação do juiz, o nome da pessoa é incluído no Sistema de Adoção local e nacional. Ela poderá acolher uma criança tanto da comarca de seu domicílio como também em outras comarcas.

Adotar uma criança, no entanto, é uma tarefa mais complexa do que um simples passo a passo. Envolve a mudança na vida e na rotina de várias pessoas e, principalmente, o bem-estar de uma criança que, muitas vezes, vem de um lar turbulento, com um passado de violações aos seus direitos, e precisa de um novo e amoroso lar para retomar sua história.

Explicação: ajudei???


mariachagas19: muito obrigada ajudou muito
anaplcarvalho0701200: de nada
Respondido por luisaoliveira337
2

Olá,

Um pretendente pode adotar um criança ou adolescente em qualquer parte do Brasil por meio Inscrição Única ...

O prazo razoável para o processo é de 1 ano, caso os pais biológicos da criança concordem com a doação. Se o processo for contencioso, pode levar anos...

O adotante deve ser pelo menos 16 anos mais velho que a criança ou adolescente que pretende adotar...

Podem ser adotados crianças e adolescentes com até 18 anos, Cujos país são falecidos ou concordaram com a adoção e que tiverem sido destituídos do poder familiar.

Ok,

Espero ter ajudado :)

Não esqueça de marcar como melhor resposta e me seguir!


luisaoliveira337: Obg pelo melhor resposta Amore ♥️
Perguntas interessantes