Pesquise dados sobre a imigração
no Brasil e organize informações sobre os
seguintes grupos de imigrantes: Africanos, Portugueses, Japoneses e Outros Grupos.
Soluções para a tarefa
Africanos : Vieram ao Brasil principalmente como mão de obra escrava ao longo dos séculos XVI a XIX. Foram responsáveis por inúmeras contribuições culturais para a formação do “povo brasileiro” e ocuparam boa parte do território do país, mas, sobretudo, o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste.
Portugueses : Chegaram ao Brasil em diferentes contextos e períodos, a começar durante os tempos da Colônia, em razão dos laços que envolviam Portugal e Brasil. Além disso, ocorreram também alguns picos migratórios, como no período minerador do século XVIII. Os portugueses ocuparam praticamente todo o território do Brasil.
Japoneses : Vieram para o Brasil a partir de 1908. Buscavam trabalho nas lavouras de café e melhores condições de vida. Ocuparam principalmente a região Sudeste. Durante a Segunda Guerra Mundial, em razão da declaração de guerra do Brasil ao Eixo (Roma-Berlim-Tóquio), a entrada de japoneses foi suspensa, porém retomada logo após o final do conflito.
Outros Grupos : Durante a Colônia, poucos povos europeus, além dos portugueses, conseguiram fixar-se no país; contudo, os holandeses ocuparam algumas regiões nordestinas – em 1624 e 1625 na Bahia e de 1630 a 1654 em Pernambuco – e legaram alguns traços à população local. Sem configurar uma migração, após a Abertura dos Portos começaram a chegar viajantes, comerciantes e naturalistas estrangeiros. Mas foi principalmente depois da extinção do tráfico negreiro (Lei Eusébio de Queiroz, de 1850) que europeus de diferentes países, como Itália e Alemanha, vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida e de acesso à terra. Grupos e famílias estabeleceram-se no Sul e Sudeste. No início do século passado vieram japoneses para o campo, seguidos por árabes e judeus para as cidades. Mais recentemente, chineses e coreanos buscaram trabalho nas cidades brasileiras e, depois deles, peruanos e bolivianos. Atualmente, muitos haitianos chegam ao Brasil.