Geografia, perguntado por Eduardodemouraminks, 9 meses atrás

pesquise Como é a distribuição da água no Brasil Citando os seus principais rios

Soluções para a tarefa

Respondido por Livyanhaaa
3

Resposta 1:

Gráfico da distribuição de água no Brasil por regiões

Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas, respectivamente. Mas isso não significa, é claro, que as regiões mais abastadas de água estejam livres de uma crise de água, haja vista que, além da disponibilidade, são necessários planejamento, gestão e infraestrutura para garantir a distribuição desse recurso para todos os habitantes, o que nem sempre acontece.

Resposta 2:

Quais são os principais rios brasileiros?

Rio Amazonas – Este é o rio mais conhecido no Brasil e no mundo, afinal, ele é o segundo mais extenso do planeta. Ele é muito rico em variedades de espécies de animais e plantas e apresenta apenas um pequeno desnível de 82 metros.

Por isso, o rio Amazonas é considerado um excelente local para a navegação. Ele passa por nada menos do que sete estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

Rio Tocantins – É também um dos principais rios brasileiros. Ele percorre os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, finalizando seu trajeto na nascente do rio Amazonas. Sua extensão é de 2 mil kms navegáveis.

Esse é o segundo rio mais extenso e que fica totalmente dentro do Brasil. Ele também é conhecido como o rio Tocantins-Araguaia, já que, em determinada parte do trajeto, se junta ao rio Araguaia.

Rio São Francisco – O Velho Chico (outro nome dado ao rio), é o mais extenso do Brasil, com 2.700 km, e fica somente dentro do solo brasileiro. Embora sua nascente seja em Minas Gerais, ele está localizado na região Nordeste do país, passando por 4 estados: Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Mesmo em épocas de estiagem, o rio São Francisco não costuma secar, já que possui uma pequena e constante vazão de água. Por ser um rio sob planalto, ele ajuda com a produção de energia hidrelétrica para a região Nordeste.

Ao todo, são cinco usinas hidrelétricas que se utilizam as águas do rio São Francisco. Elas atendem à região Nordeste em termos de fornecimento elétrico, a única exceção é a de 3 Marias, que atende parte da região Sudeste.

Rio Paraná – Do outro lado do país, na região Sul, encontramos o rio Paraná, que também é um dos mais extensos do país. Ele possui cerca de 2.400 km navegáveis, e tem grande relevância tanto para a biodiversidade da região quanto para as usinas hidrelétricas e transportes.

É no rio Paraná que fica uma das mais importantes usinas hidrelétricas brasileiras, a de Itaipu, que foi construída pelo Brasil em parceria com o Paraguai. Aliás, este rio não apenas banha o nosso vizinho já citado, mas também a Bolívia e a Argentina. Viu como ele é extenso?

Embora seja muito utilizado como meio de produção de energia, o rio Paraná também é utilizado como hidrovia para a população que deseja circular pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Anexos:
Perguntas interessantes