pesquise características da população brasileira e o seu processo de formação
Soluções para a tarefa
A população brasileira, no início da década de 2010, ultrapassou os 190 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Desde o século XX, o número de habitantes do nosso país cresceu mais de 10 vezes! Mas quais são as características gerais dessa população?
Do total de pessoas que vivem no Brasil, 51,8% (um pouco mais da metade) são mulheres e 48,5% são homens. A estimativa é que existam no país seis milhões de mulheres a mais que os homens. A diferença, no entanto, é que a maior parte dos homens tem idade entre 25 e 39 anos, enquanto, entre as mulheres, a maioria está com idade entre 40 e 59 anos.
Dividindo a população por cor, 47,7% das pessoas declaram-se brancas, 43,1% declaram-se pardas e 7,6% declaram-se negras. Estes dados são do Censo Demográfico de 2010 e, se comparados ao censo demográfico de 2000, representam um aumento da população negra e parda, além de uma diminuição das pessoas que se declaram como brancas.
A Região mais populosa do Brasil é a Sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região Nordeste, com 27%; em terceiro fica a região Sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%, e, por último, o centro-oeste, com 7%.
O estado mais populoso é São Paulo, com mais de 41 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais, que conta com quase 20 milhões e, em terceiro lugar, o Rio de Janeiro, com 16 milhões. O estado que possui o menor número de pessoas é Roraima, com menos de 500 mil.
Entre os municípios, a liderança fica com a cidade de São Paulo, com quase 12 milhões, e a lanterna fica com a pequena cidade de Borá, no interior paulista, com pouco mais que 800 pessoas.