Pesquise a iluminação utilizada em praças públicas, ruas e avenidas, bancos, hospitais, etc. Quais tipos de lâmpadas
são usados e qual a finalidade de cada uma?
Soluções para a tarefa
Lâmpadas de vapor de mercúrio
Estas são as lâmpadas mais usadas para iluminação de postes e iluminação pública. Elas fornecem muito menos brilho por watt e, portanto, precisam ser mais potentes. Os postes mais comuns usam lâmpadas de mercúrio com 150-180 Watts de potência. Essas lâmpadas também tem uma vida útil menor, de cerca de 10 mil horas.
Lâmpadas de vapor de sódio
As lâmpadas de vapor de sódio são uma opção mais eficiente em relação às lâmpadas de vapor de mercúrio, uma vez que fornecem o dobro do brilho para a mesma quantidade de potência, o que faz com que sejam ideais para a iluminação de postes.
No entanto, estas lâmpadas têm algumas desvantagens: seu brilho é mais alto no centro (logo abaixo do polo) e é menor do lado de fora; além disso, são, na sua maioria, de cor amarela ou laranja. Essa lâmpada também tem uma vida útil superior, entre 18 mil e 24 mil horas.
Lâmpadas de iodetos metálicos
Estas lâmpadas são tão eficientes quanto as lâmpadas de vapor de sódio e também vêm com luzes mais brancas, mas sua vida útil é menor, entre 8 mil e 12 mil horas.
Lâmpada LED
Estas são as opções mais recentes e mais eficientes em termos de energia disponíveis no mercado para iluminação pública. Seu brilho é muito mais uniforme e pode proporcionar até 50% de economia em relação às lâmpadas de vapor de sódio.
Outra vantagem é que essas lâmpadas produzem menos brilho e podem reduzir a fadiga visual dos motoristas e pedestres. A alta durabilidade dessas lâmpadas compensa o custo um pouco mais alto: até 25 anos.
As lâmpadas LED também estão disponíveis em uma opção que usa energia solar, o que ser atraente por reduzir custos — mas, novamente, é preciso avaliar o período de retorno