pesquise a história sobre o modelo de monarquia parlamentarista na Inglaterra e compara com o modelo adotado no Brasil no segundo reinado.
Soluções para a tarefa
São estruturas políticas parecidas e não por coincidência pois os liberais brasileiros fizeram muito esforço para aproximar os dois modelos no século XIX.
Parlamentarismo Inglês:
- Criado no final do século XVII(17)
- Diminuição muito forte do poder do rei
- Começo da Monarquia representativa que vemos hoje
- Líder do país se dá pelo Parlamento na figura do Primeiro Ministro
Modelo político Brasileiro do Segundo Reinado (Reinado de Dom Pedro II):
- Criado em meados do século XIX(19)
- Poder do rei (imperador) ainda muito forte. O Imperador ainda mandava.
- Não havia primeiro ministro mas sim presidente do conselho de ministros
cargos semelhantes mas o líder do país continua sendo o Imperador.
- Havia um revesamento entre os partidos políticos brasileiros no cargo de presidente do conselho de ministros. Não haviam tantas diferenças nos partidos nessa época (Se é que hoje há), esse revezamento não fazia tanta diferença no governo, todavia era uma maneira de manter os dois espectros políticos satisfeitos.
- Não tão diferente assim dos absolutismos medievais no quesito polítco isolado.
- Líder do País se dá pelo Imperador (Rei).
Perceba que as principais diferenças estão que em um país quem manda mesmo é o parlamento (Inglaterra) e no outro, quem manda é o imperador (Brasil). Qual modelo deu mais certo? Vide a importância da democracia.
A Monarquia Constitucional é uma espécie de monarquia na qual o rei governa sob a égide de uma Constituição que irá guiar toda a estrutura estatal e governamental do agente de Estado, não podendo mais o Rei governar sem a utilização dos parâmetros legais.
Atualmente, a modalidade adotada na Inglaterra é a Monarquia Constitucional Parlamentarista, a qual tem como parâmetro a figura de dois agentes, um Chefe de Governo, que, via de regra, é o primeiro-ministro; e o Chefe de Estado, que é o monarca, no caso: a Rainha Elizabeth.
O Chefe de Estado tem um papel muito mais representativo e simbólico de um país, enquanto que o Chefe de Governo tem um papel extremamente mais político, exercendo as atividades políticas muito mais ligadas às questões de grande importância para uma nação.
No Brasil, o modelo de Parlamentarismo adotado no segundo reinado ficou conhecido como Parlamentarismo às avessas, isso porque as eleições do Poder Legislativo, do qual se extraia o primeiro ministro, geralmente era marcada pela escolha do próprio Monarca (Dom Pedro II) tendo em vista todas as fraudes eleitoreiras.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/44230505