pesquise a biografia da quadrilha estilizada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quadrilha de 2019 não é a mesma de 1970, porque as pessoas são outras.
Hoje existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.
Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé.
As quadrilhas chegaram ao Brasil no início do século 19, trazidas pela família real portuguesa. ... Para isso, as escolas criam concursos de quadrilhas juninas aos moldes do que se praticava no interior: pares dançando com roupas remendadas, ao som do típico forró pé-de-serra e com movimentos característicos.
Passos de quadrilha junina para ensaiar com as crianças:
1. CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.
2. ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.
3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.
4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.
5. SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.
6. BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.
7. PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.
8. OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cimae de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.
9. OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.
10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.
11. COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.
12. DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.
13. DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.
14. CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.
15. CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.
16. OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.
17. JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.
18. OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.
19. JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.
20. A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.
21. JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.
22. PREPARAR PARA O VIVA: todos em roda dão as mãos e sempre que disserem VIVA vão para o centro da roda e erguem os braços e gritam VIVA.
23. VIVA OS NOIVOS: viva.
24. VIVA OS CONVIDADOS: viva, e vão falando outros vivas.
25. PREPARAR PARA O GRANDE BAILE: cada dama pega o seu par e os dois começam a dançar juntos.
26. O GRANDE BAILE ESTÁ ACABANDO, VAMOS NOS DESPEDIR DO PESSOAL: os pares começam a dançar juntos.
27. AGORA, A DESPEDIDA: em fila os pares vão se despedindo dos convidados. As damas acenam com as mãos e os cavalheiros com os chapéus, e assim encerra os nossos passos de quadrilha.