Pesquise 6 músicas e escreva qual a função da linguagem predominante
em cada música.
Obs1: As 6 funções estudadas devem aparecer no trabalho, elas não podem
se repetir;
Obs2: Coloque o nome da música, o cantor, o link do vídeo, a letra da
canção e a função da linguagem encontrada;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Toda vez que elaboramos um texto, nós o fazemos com um determinado objetivo: informar, convencer nosso interlocutor a realizar uma determinada ação, estabelecer o contato com alguém, dar explicações, falar sobre nós mesmos… Assim, cada texto tem um objetivo, uma função e nós refletimos sobre esse aspecto quando abordamos elementos da comunicação e as funções da linguagem. As canções ouvidas por nós todos os dias também podem ser utilizadas como recurso para compreendermos essa área da linguagem.
Você lembra quais são os elementos da comunicação?
Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, identificados por Roman Jakobson, linguista russo nascido em 1896. Para o pesquisador, qualquer ato comunicativo é composto por seis elementos:
elementos da comunicaçãoNa função emotiva, o elemento da comunicação em evidência é o emissor e a marca gramatical predominante é o uso de verbos e pronomes que remetem à primeira pessoa do discurso. Observe, no trecho abaixo, como o eu lírico repete o pronome pessoal do caso reto Eu e a primeira pessoa do singular do verbo gostar:
Eu não gosto do bom gosto
Eu não gosto de bom senso
Eu não gosto dos bons modos
Não gosto
Explicação:
Nesta função, evidencia-se o receptor, aquele irá receber a mensagem: ouvinte, leitor, telespectador, usuário. Geralmente, o texto caracteriza-se pela presença de verbos no modo imperativo e referências diretas ao interlocutor, por meio de vocativos. A essa função correspondem as propagandas, receitas de bolo, receitas médicas, manuais de instrução, questões de provas, os conselhos, assolicitações… A canção Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, foi apresentada em 1968 e era uma canção de protesto. Repare como o refrão convoca o receptor a uma tomada de ação:
Então, vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora e não espera acontecer
Então, vem vamos embora que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora e não espera acontecer