Pesquise 5 tipos de jogos e brincadeiras diferente das apresentadas no capítulo e explique cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Resposta:pega pega
pique bandeira
esconde esconde
peteca
Explicação:
Resposta:
Falar sobre o jogo, enquanto manifestação da cultura corporal significa traçar o que o jogo foi desde sua constituição até a atualidade, para refletir sobre as possibilidades de recriá-lo por meio de uma intervenção consciente. Quando pronunciamos a palavra jogo, cada um pode entendê-la de modo diferente. Além disso, existe uma associação muito forte do seu conceito com o termo brincadeira, pelo fato de a palavra jogo se originar do vocábulo latino “iocus”, que significa diversão, brincadeira.
Brincadeiras:
Ação que se desenvolve no ato de jogar. Aprendizado cultural que se expressa de diversas formas. A brincadeira é um estado existencial das pessoas em diversas situações das suas vidas. Manifesta-se nos jogos, brinquedos em forma de objetos, cultura popular, reuniões de amigos, montagem ou confecção de brinquedos entre outros.
Exemplos de Jogos e Brincadeiras:
PIQUE-PEGA: consiste em um grupo, suponhamos: grupo de 10, 1 será quem irá correr atrás dos outros 9 tentando pegá-los. Após este 1 tocar em outra pessoa, a mesma se torna o pego, e sai a procura de outro pego.
PIQUE-ESCONDE: consiste em um grupo, este nao necessita de muitos. Suponhamos: 5 pessoas, 1 fechará os olhos e contará ate 10/20/30, enquanto isto os outros 4 se esconderá. Após o término do tempo, a pessoa que estava contando deverá sair a procura dos que se esconderam. As pessoas que nao forem achadas e conseguirem ir ao local onde foi contado o tempo e falar 1,23 s/n (seu nome, dirá seu nome) sem o outro jogador perceber, esta salvo e nao precisará contar na proxima rodada.
QUEIMADA: é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas.
BOLINHA DE GUDI: cava-se um buraco no chão e coloca-se uma bolinha dentro. Os jogadores, um de cada vez, devem enlocar a bolinha, isso é, acertá-la dentro do buraco. Quem conseguir, ganha uma bolinha de cada um dos adversários. Quem errar, fica por último.
GELINHO-GELÃO: Se falar gelinho, o participante fica agachado. Para ser salvo, alguém deve pular por cima dele. Se o pegador falar gelão, a criança fica de pé, com as pernas abertas. Para ser salva, alguém deve passar por entre as pernas dela.
caso queira saber mais, acesse: