Sociologia, perguntado por josianepeter, 10 meses atrás

pesquise 5 símbolos gaúchos e seus significados

Soluções para a tarefa

Respondido por ferrazvitor741
5

Resposta:

CAVALO CRIOULO:

O Cavalo Crioulo tem sua origem em cavalos espanhóis, trazidos pelos colonizadores no século XVI. Estabelecidos na América, principalmente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Brasil, muitos desses animais passaram a viver livres, formando manadas selvagens que, durante cerca de quatro séculos, enfrentaram temperaturas extremas e condições adversas de alimentação.

Graças a essas adversidades, o cavalo Crioulo adquiriu as suas principais características: rusticidade e resistência. Após um longo tempo, notando a importância deste animal, a partir do século XX passaram a ser reconhecidos mundialmente. Então, em 1932, foi fundada a ABCCC, com a missão de preservar e difundir o cavalo Crioulo no país.

BRINCO-DE-PRINCESA:

Com a curiosa característica de poder apresentar pétalas e sépalas com cores e formas diferentes, a flor Brinco-de-Princesa, é considerada um dos símbolos do Rio Grande do Sul através da Lei 38.400/1988. O seu nome científico, Fuchsia hybrida, faz referência a outras duas características da planta que é em alguns casos ter uma coloração fúcsia intensa bem como ser híbrida de espécies de plantas sul-americanas.

De maneira geral a planta apresenta ramagem pendente, contudo, podem ter variações, casos em que a planta tem ramagem ereta ou combinação de ramos caídos e retos. Pode ser conhecida ainda com outros nomes populares como lágrima, fúcsia e agrado. Trata-se de uma planta bastante querida dos amantes de jardinagem por atrair beija-flores para o jardim.

MARCELA OU MACELA:

A macela ou marcela (nome científico: Achyrocline satureioides) é uma erva da flora brasileira, também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc.

Especificamente no Rio Grande do Sul há a tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer; pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores. A planta é considerada um dos símbolos do Rio Grande do Sul.

QUERO-QUERO

O quero-quero é uma ave territorial muito vigilante, e dá o alarme ao primeiro sinal de algum intruso em seus domínios, seja dia ou seja noite. Apesar de ser um bom voador, sendo visto a fazer acrobacias no céu, passa a maior parte do tempo em terra. ERVA-MATE

A erva-mate é uma planta medicinal que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. Ela é muito cultivada na região Sul do Brasil, sendo utilizada como remédio caseiro para o colesterol devido às propriedades que possui.

A erva-mate também é conhecida popularmente como mate ou congonha, sendo comercializada como chá mate. Seu nome científico é Ilex paraguariensis.


Marisa85pereira: Ajudou muito
Perguntas interessantes